Defesa Civil SC e Epagri/Ciram avaliam cenário do tempo para os próximos dias

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

Preocupados com o cenário de chuva persistente e solo encharcado em Santa Catarina, a  secretaria de Estado da Defesa Civil de e o Ciram, se reuniram nesta sexta-feira, 2, na sede da Epagri, para avaliar as previsões dos próximos dias. Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, a próxima semana indica chuva a partir de domingo, 4, e segue até quinta-feira, 8.

“Essa chuva começa no Oeste e pode vir acompanhada de temporais localizados. Os valores variam entre 150 e 230 mm de chuva, dependendo da região. As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque os valores e previsão podem mudar”, explica Gilsânia.

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

O meteorologista Marcelo Martins complementou dizendo que o equivalente de chuva para a semana que vem, equivale a um mês e meio. “Ou seja, o volume de chuva em seis dias, será o previsto para todo o mês de junho e parte de julho. Lembrando que maio, teve um total de chuva até 450 mm acima do normal em algumas regiões. Não chovia tanto assim há 25 anos”, acrescenta.

Monitoramento da Defesa Civil

Diante das informações dos meteorologistas, a Defesa Civil de Santa Catarina continua com a emissão de avisos e ou alertas. O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, diz que várias Regiões estão com a situação hidrológica crítica, por ter níveis dos rios elevados. “Estamos monitorando essas situações e acompanhando as previsões com a Epagri/Ciram. Nossa preocupação também é com o risco de deslizamentos que podem acontecer, pois o solo está bastante encharcado e há previsão de mais chuvas. Pedimos para as pessoas que moram em áreas de risco atendam o pedido da defesa civil e se haver necessidade, procure abrigo ou casa de parentes de forma preventiva”, esclarece.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, ressalta o trabalho preventivo que a defesa civil fez durante as semanas que passaram. Lembrou que o serviço vai continuar. “Diante de todo o trabalho da Epagri/Ciram realiza e nos informa com antecedência, deu tempo de comunicar os municípios e eles empreenderem esforços para retirar os moradores que estavam nas áreas mais baixas para abrigo. Se não houvesse essa ação antecipada, elas seriam afetadas”, ressalta. O secretário comenta que o trabalho preventivo continua na semana que vem junto com as coordenadorias regionais e municipais da Defesa Civil.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 16.45.40

Próximos dias

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

No domingo a chuva retorna ao Estado e se estende para próxima semana! – Acompanhar atualizações de boletins!

Sexta-feira (02/06) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO

Tempo: Do Oeste ao Planalto, o dia começa com mais nuvens e nevoeiros. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todo o Estado.

Temperatura: mais baixa, agradável à tarde.

Vento: virando de sul para nordeste no Oeste. Nas demais regiões, sudoeste a sul, fraco a moderado.

Mar: muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical em frente ao litoral do RS. Massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Sábado (03/06)

Tempo: mais nuvens e chuva fraca no Litoral Norte, na madruga e manhã. Nas demais regiões, nevoeiros ao amanhecer. No decorrer do dia, presença de sol com algumas nuvens em todo o Estado.

Temperatura: mais baixa, agradável à tarde.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco em deslocamento para o oceano.

_________

Domingo (04/06) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: instável com chuva e trovoadas no Oeste e Meio Oeste, se estendendo a todo Estado no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria pelo RS. Risco de temporais isolados. Maiores acumulados previstos para o Oeste e Meio Oeste. (VER ATENÇÃO METEOROLÓGICA)

Temperatura: em pequena elevação devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

_________

Segunda-feira (05/06) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido a passagem da frente fria por SC. Maiores acumulados previstos para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.