Defesa Civil SC e Ministério da Integração devem firmar parceria para reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas

IMG 0415

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Após as visitas e reuniões no Oeste de Santa Catarina, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus garantiu que a vinda do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi garante a agilidade e facilitar a liberação de auxílio, em Brasília. “Isso nós fizemos em Xanxerê e Ponte Serrada. Deu certo e a Defesa Civil tem esse critério de resposta rápida. É uma definição do governador, Raimundo Colombo,” disse.

Hobus também destacou que as primeiras ações que são responsabilidade do Estado já foram iniciadas nas primeiras horas e que a equipe do Estado foi reforçada nas áreas atingidas. “Deslocamos os coordenadores Regionais de Brusque, Itajaí, Joinville e no sábado o Governador deve vir até o Oeste para verificar a real situação,” enfatizou.

De acordo com o Secretário, todos os serviços essenciais começaram ser restabelecidos, através da Celesc, Casan e a Defesa Civil também disponibilizou imediatamente combustível para o maquinário. “Já liberamos 30 mil litros e óleo diesel para os municípios de Saudades, Maravilha e Coronel Freitas para que possam abastecer os caminhões e maquinário utilizados nos trabalhos de reabilitação,” afirmou.

Antes de retornar a Florianópolis, Milton Hobus assegurou que será feito o levantamento até os próximos dias para saber a real necessidade de cada cidadão afetado. Hobus destacou que se houver necessidade e possibilidade de reconstruir as casas destruídas pelo evento, junto com o governo federal, será feito após o relatório final e desenvolvimento do plano de trabalho para reconstrução. O mesmo se aplica para as pontes destruídas nos municípios atingidos por desastres naturais desde o dia 10 de julho. “Vamos avaliar uma a uma e definir a urgência, para discutir as prioridades, no início de agosto, em Brasília.” Pontuou.

IMG 0502

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi ficou surpreso com o cenário que presenciou nas três cidades que visitou e destacou o fato da condição crítica das cidades. Por isso, deixou técnicos do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para auxiliar no levantamento de dados. “Vamos juntos com a Defesa Civil do Estado construir o plano de resposta o mais breve possível para encaminhar kits de limpeza e higiene. O plano também serve para auxiliar na reabilitação dos municípios,” destacou.

Sobre o auxílio para reconstrução de casas totalmente destruídas, Occhi garantiu que não vai medir esforços para que a União auxilie Estado e municípios. “Precisamos consolidar esse pleito para dar a resposta o mais rápido possível,” enfatizou.

No entanto, o Ministrou ponderou que o cenário desses municípios é diferente do que foi registrado em Xanxerê, já que o fato de ser enchente e ou enxurrada precisa de avaliação das áreas afetadas para se necessário haja remoção das famílias de área de risco para que não sejam novamente afetadas, caso outro evento semelhante venha a ocorrer.

Além dessa participação direta, do Ministério estamos articulando com instituições financeiras públicas, Ministério do Trabalho e Receita Federal para ampararem as vítimas,” afirmou.

A Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil entrariam com possível postergação de dívidas. O mesmo serve para a Receita Federal, devido a tributos. Já o Ministério do Trabalho com liberação de parte do Fundo de Garantia aos flagelados.

A comitiva formada comandada pelo Secretário de Estado, Milton Hobus contou com a presença do Minsitro Gilberto Occhi, do Deputado Federal, Cassildo Maldaner, do Secretário Adjunto de Estado da Agricultura, Airton Spiess, que participava de eventos na Região a aproveitou para se solidariezar com as vitimas de Coronel Freitas.

Em Chapecó, o encontro reuniu o prefeito do município, José Cláudio Caramori e o Secretário de Estado do Desenvlvimento Regional, Américo do Nascimento Júnior. A reunião foi realizada na sede do Serviço Aéreo Policial – Saer/Fron. O grupamento foi fundamental nas visitas aos municípios mais castigados, Maravilha, Saudades e Coronel Freitas. Eles transportaram as autoridades com a aernonave pelicano do grupamento.

A ocasião foi também de parabenizar os policias civis pelo salvamento de uma família que estava presa a uma árvore, em Saudades durante o ápice da crise climatológica.