Defesa Civil SC envia quase 40 mil telhas para Fraiburgo

fraiburgo telhas

Foto: Tenente Coronel Adilson. PM Fraiburgo

Ação rápida e organizada. Assim a Secretaria de Estado da Defesa Civil atuou em Fraiburgo após a tempestade da última terça (18). Uma forte chuva seguida de granizo de apenas 15 minutos deixou marcas onde levou anos para construir no município.  Conforme os dados do Formulário de Identificação de Desastres (Fide) desta segunda-feira (24), o granizo de 0,5cm a 8cm atingiu 2.160 residências, 11 instalações públicas, afetou cerca de 8.702 pessoas, sendo que 60 ficaram feridas e duas morreram. Danos na agricultura também foram registrados.

Após a passagem da tempestade, a equipe da prefeitura e do Estado começaram a interagir para reabilitar o município. Um comando de operações formado por três Coordenadores Regionais da Defesa Civil, Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de ajuda humanitária da Polícia Militar e Ambiental, equipe da prefeitura, voluntários e 30 viaturas. Mais de 100 pessoas ajudaram a distribuir as lonas que a Secretaria de Estado da Defesa Civil enviou 28 rolos de lona logo no início aos afetados.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, conta que o objetivo da lona é para proteger os bens no primeiro momento. “A gente sempre orienta a população para que cubra os pertences, porque como tem o risco associado a essa subida ao telhado, a pessoa pode cair. Isso deve ser feito por pessoas com qualificação e com equipamentos de segurança”, diz. Nesse caso, um homem morreu após cair de um telhado quando tentava consertar.

REABILITAÇÃO

A partir daquele momento, foi estabelecido o protocolo de operações para atuar com o município. Com o levantamento de dados dos afetados, a Defesa Civil SC enviou cerca de 40 mil telhas de fibrocimento ao município (39.228 telhas). “Num prazo recorde, menos de 4 dias e meio, a equipe conseguiu distribuir todas as telhas e lona”, conta o secretário. Segundo ele, nesta segunda-feira (24), mais de 95% do trabalho já foi finalizado atendendo 1.150 famílias nessa operação.

fraiburgo entrega material 1

Foto: Adriano Ropper/ SDC SC

Fraiburgo decretou Situação de Emergência e aguarda a possível homologação do Estado e reconhecimento do Governo Federal. Moratelli explica que assim que for homologado e reconhecido, a Caixa Econômica Federal abre o processo de liberação do FGTS aos afetados. “Com a homologação e reconhecimento, flexibiliza para os atingidos a obtenção do seguro agrícola e seguro de edificações”, explica.

ESTRUTURA DO ESTADO

Santa Catarina está situada numa área geográfica exposta a eventos climáticos e para atuar nesses casos, tem a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Para Moratelli, o que aconteceu em Fraiburgo foi uma crise gerada por um evento meteorológico e não se transformou em desastre porque o Estado atuou de maneira rápida. “Isso demonstra que somos um Estado ativo, temos um comando do governador que solicita o atendimento pronto e amplo para todos aqueles que foram afetados e o nosso trabalho visa garantir a integridade física e a proteção da vida de todo catarinense e restabelecimento do cenário”, comenta.

O secretário convida a população para acompanhar a previsão do tempo e alertas nas mídias oficias do governo, entre eles do governo SC, Defesa Civil SC e Epagri/Ciram que é o órgão de meteorologia. “Ao receber um alerta, compartilhe com os outros. Também, ao observar um fenômeno meteorológico se formando, procure um lugar seguro. O pior local para se abrigaré área aberta”, finaliza.

Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC