Defesa Civil SC inicia II Seminário Regional

IMG 1680

Palestra do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli (Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom)

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina iniciou o II Seminário Regional: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. O roteiro começou nesta sexta-feira (5) em Canoinhas. Logo pela manhã o auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve os assentos ocupados.

IMG 1689

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

Gestores municipais, técnicos da defesa civil, voluntários, ONGs, alunos e pessoas de áreas relacionadas ao assunto participaram. Público dos municípios abrangentes da Regional da Defesa Civil de Canoinhas puderam conhecer melhor o tema. Ao todo são 10 municípios que a coordenadoria abrange: Canoinhas, Monte Castelo, Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União, Três Barras e Mafra.

Na abertura, autoridades presentes agradeceram e parabenizaram a iniciativa do Estado discutir com os municípios os problemas. O prefeito de Canoinhas salientou a importância de ter uma defesa civil municipal em conjunto com toda a estrutura do Estado. “A Defesa Civil SC é uma secretaria nova que está investindo em estrutura para atender da melhor maneira a população”, disse o prefeito Gilberto dos Passos.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas Aloísio Francisco Salvatti salientou que a secretaria de Estado da Defesa Civil SC é referência no Brasil. “Santa Catarina está na frente de todos os Estados em relação à proteção e defesa civil”, comentou.

IMG 1678

Em sua fala, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, agradeceu a presença de todos ao ver a grande participação. “Defesa Civil é um sistema. O objetivo dos seminários é sensibilizar os gestores municipais  sobre a gestão de risco e desastres, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos. Salientar a importância de ter um plano de contingência municipal para que uma crise não se torne um desastre. Com o Plano, cada instituição (municipal, estadual, sociedade civil organizada) saiba a respectiva função na hora do evento crítico. Isso agiliza a resposta à população”, comentou.

Moratelli abordou dois temas na apresentação: O Sistema Estadual de Proteção de Defesa Civil e sua estruturação; e a importância da estruturação da Política de Proteção de Defesa Civil Municipal. No período da tarde, a diretoria de Prevenção e a diretoria de Resposta da Defesa Civil SC continuou o trabalho em Canoinhas.

Além de apresentar o tema, todas as palestras levaram os participantes a refletir sobre o sistema de proteção de defesa civil. Vídeos de desastres e exemplos práticos foram apresentados para refletir com simples atitudes tudo pode mudar e servir de prevenção.

IMG 1711

Palestra da diretoria de Prevenção (Palestrante: Genrente de Capacitação Regina Panceri. Foto: Cleiton Ferrasso)

IMG 1724

Palestra da diretoria de Resposta (Palestrante: diretor de Resposta Anderson Ciotta. Foto: Cleiton Ferrasso)

Na semana que vem, dias 8 e 9, o trabalho continua com oficinas.