Defesa Civil SC organiza Seminários Regionais para fortalecer municípios

Canoinhas Email

Convite Seminário

Em maio, a secretaria de Estado da Defesa Civil inicia um trabalho para fortalecer os municípios de Santa Catarina. Trata-se do II Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. O Seminário é realizado em parceria com a FECAM, as inscrições são gratuitas com vagas limitadas. No total, serão 20 Seminários que seguem até setembro em cada Coordenadoria Regional da Defesa Civil de SC. O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres.

O roteiro inicia em Canoinhas, no dia 5 de maio, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento começa de manhã com palestra do secretário de Estado Rodrigo Moratelli e segue à tarde com palestra da Diretoria de Resposta e Prevenção aos Desastres. O trabalho continua no município durante a semana com oficinas sobre Planos de Contingência e reunião do colegiado de defesa civil.

O secretário de Estado Rodrigo Moratelli, comenta que tudo isso faz parte do novo sistema integrado de proteção e defesa civil que a secretaria de Estado da Defesa Civil está construindo, na qual todos os municípios podem e devem registrar seu plano de contingência.

“O conjunto de ações integradas se constitui como um sistema pioneiro de enorme importância para a gestão de risco e desastres no Estado, estabelecendo um vínculo de planejamento, comunicação e ação entre Municípios, regiões e Estado. Este ano teremos o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe os Centros Regionais e também da Capital.  Isso possibilita uma resposta mais rápida ao cidadão para não deixar que uma crise se torne um desastre”, comenta Moratelli.

Conforme a Diretora de Prevenção, Caroline Margarida, o plano de contingência é um dos principais instrumentos municipais de gestão de risco e desastres. “Ele é um dos componentes fundamentais da fase de preparação, visando tanto essa fase como a de resposta”, comenta.

O Diretor de Resposta, Anderson Ciotta, também comenta o assunto. “Os seminários são fundamentais, uma vez que visam nivelar e difundir conhecimentos acerca da Defesa Civil, facilitando o trabalho da municipalidade na preparação e enfrentamento aos desastres. Os planos de contingência visam organizar os órgãos envolvidos na prevenção e resposta, permitindo aos gestores a execução de ações planejadas e pré-estabelecidas, na ocorrência do desastre, minimizando assim os seus impactos”, diz.

Para fechar o trabalho na região, terá a reunião do colegiado de defesa civil. O encontro visa atualizar as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de Estado da Defesa Civil no âmbito das 20 coordenadorias regionais. Também é uma oportunidade para implementação dos colegiados nas regiões que ainda não possuem.

Programe-se!

O quê: II Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro

Quando: 05/05/17

Local: Auditório do IFSC – Av. Campo da Água Verde – Canoinhas/SC

Inscrições: Gratuitas no www.egem.org.br

Público – alvo: Prefeitos e vices, coordenadores municipais de defesa civil e pessoas que tenham interesse na área de proteção de defesa civil.