Defesa Civil SC orienta população desabrigada

enchente em rio do sul 20170606 1504148337

Rio do Sul. Foto: James Tavares/Secom

Apesar de a chuva dar uma pausa nesta quarta-feira, 7, a  Defesa Civil SC orienta que ainda é cedo para as pessoas que estão nos abrigos retornarem para casa. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, sugere para esperar pelo menos até sexta-feira.  “Essa decisão deve ser tomada na noite de quinta-feira, 8, por segurança devem permanecer nos abrigos até sexta-feira. Isso porque a previsão da Epagri/Ciram ainda indica chuva para esta semana”, sugere Moratelli.

Conforme o último relatório da diretoria de Respostas aos Desastres Naturais da Defesa Civil SC, há 2.367  pessoas em abrigos públicos (desabrigados) que saíram de casa preventivamente. Outras  21.395 estão na casa de parentes ou amigos (desalojadas). No total, são 28.818 pessoas afetadas de alguma forma pelo evento desde o dia 26 de maio.

Conforme a previsão do tempo da Epagri/ Ciram, há indicativos de chuva para esta semana.

Quarta-feira (07/06):
Tempo: variação de nuvens com chuva fraca a moderada, alterando com períodos sem chuva.
Temperatura: amena.
Vento: noroeste do Oeste ao Planalto, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: formação de um cavado (áreas alongadas de baixa pressão) no Sul do Brasil.

Quinta-feira (08/06):
Tempo: uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul, no decorrer do dia. Nas demais regiões, a chuva está prevista especialmente para tarde e noite. Há risco de temporais isolados no Estado.
Temperatura: amena, declinando à noite.
Vento: Nordeste/Noroeste, passando a Sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (09/06):
Tempo: chuva de Florianópolis ao norte do Estado na madrugada, melhorando com sol no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, predomínio de nuvens em boa parte do dia, com chance de chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul
Temperatura: em declínio acentuado com o avanço de uma intensa massa de ar polar. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, entre a madrugada e manhã.
Vento: Oeste a Sudoeste, moderado com rajadas.