Defesa Civil SC participa de Congresso Nacional de Redução de Riscos de Desastres no PR

IMG 9275

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina participou do I Congresso  Brasileiro Nacional de Redução de Riscos de Desastres em Curitiba, Paraná, na quarta-feira (12).  O Congresso segue até este sábado (15). A abertura do Congresso foi no Palácio Iguaçu.

Para o secretário Rodrigo Moratelli, a conferência que reuniu estudiosos, discutiu o alinhamento de pesquisas acerca do que é fundamental precisa ser feito para reduzir os impactos de eventos severos. “Uma gama de profissionais que com seu conhecimento vão conseguir ir de encontro aos problemas do tema e mostrar para nós do executivo quais os caminhos que devemos tomar para a redução de desastres”, diz.

WhatsApp Image 2016-10-14 at 19.56.50

O 1º Congresso Brasileiro de Redução de Risco de Desastres: “Gestão Integrada em RRD no Brasil e o Marco de SENDAI para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030” tem como objetivo geral promover o trabalho em rede e o intercâmbio de informações e troca de experiências entre as Instituições públicas e privadas, universitárias ou institutos de pesquisa, empresas privadas e instâncias governamentais das áreas afins, entre outros, por meio de palestras, oficinas a apresentação de trabalhos científicos tendo como referência o marco de Sendai.

Dessa maneira pretende-se implementar parceria que propõe soluções para a temática RRD, fomentando a inovação nas instituições por meio da cooperação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; além de, fomentar um Fórum permanente e um evento anual itinerante, que busque adquirir e discutir conhecimentos sobre RRD para auxiliar na tomada de decisões e orientações de pesquisas em áreas afins; Promover a troca de experiências entre Instituições e com outros países, aplicar métodos e práticas comprovadas como eficientes e factíveis com as necessidades locais; Conhecer e divulgar legislações e normas vigentes em cidades, estados, órgãos públicos e privados, promovendo uma ampla discussão sobre a temática.

WhatsApp Image 2016-10-14 at 19.57.20

O 1º Congresso Brasileiro de Redução de Risco de Desastres, envolve a Rede de Centros, Núcleos e Grupos de Pesquisas envolvidos com os temas da pesquisa e ensino para a Redução de Riscos de Desastres. Além do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, o secretário de Estado da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, também participou junto com cientistas e representantes dos outros Estados brasileiros.

Fotos e texto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC SC