Defesa Civil SC participa de curso voltado a prevenção e gestão de risco no Japão

Pela terceira vez, Santa Catarina envia equipe técnica para o Japão.  O curso é de Prevenção e Gestão de Risco, oferecido pela Agência de Cooperação internacional do Japão – JICA. De Santa Catarina, quem participa é o Diretor de Prevenção da Defesa Civil SC, Fabiano de Souza representa o Estado catarinense. Ele embarca nesta sexta-feira (30) e ficará durante o mês de outubro no Japão.

IMG 8831

Em novembro de 2014 o curso foi direcionado para previsão e alerta, que fazia parte do Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides (Brasil – Japão). Conforme o diretor, apenas SC e RJ participaram do projeto Gides em 2014. “Esse projeto é o que dá o escopo para a cooperação entre Brasil e Japão”, explica. Os órgãos do Governo Federal, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Defesa Civil de SC e Cemaden integram a delegação brasileira.

A expectativa do catarinense em relação ao curso de Planejamento de Prevenção é grande. “Minha expectativa é maior que a anterior porque a gama de informação será muito maior. O primeiro curso que fiz era uma pequena parte do que eu desempenho aqui na secretaria, agora ele abrange praticamente tudo o que eu faço na diretoria de prevenção”, comenta De Souza.

Para a prova final, os alunos deverão apresentar um esboço de um plano de prevenção voltado para a região de cada um. “A ideia é que ele sirva de minuta para que quando eu chegar ao Brasil, em Santa Catarina, posso dar continuidade com mais tempo junto da equipe da Defesa Civil”, almeja.

Apenas dois Estados brasileiros participam das atividades, SC e  RJ. O projeto de formação começou em 2011, após a Jica finalizar os estudos no Vale do Itajaí, quando a região foi duramente castigada pela maior tragédia climática da história de Santa Catarina. Na época, mais de 130 pessoas morreram.

Gides

O Gides foi criado em agosto de 2013 em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica. Numa reaproximação do Governo Federal e o Governo Japonês (No âmbito federal o Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologias e Inovação, e Ministério de Minas e Energia. Entre as cidades escolhidas para participarem deste projeto está Blumenau (SC), Petrópolis (RJ) e Nova Friburgo (RJ), considerados municípios que mais sofreram com as consequências dos desastres naturais de 2008 e 2011.

O Programa de Criação Conjunta de Conhecimento da Jica

O programa visa dar assistência aos participantes na formulação de Planos de Melhorias para a Redução de Riscos de Desastres do país de origem ou de sua região. Tendo como base no conceito geral de prevenção e redução de desastres, através da compreensão do sistema de gestão de desastres dos governos central e locais do Japão para os vários tipos de desastres. Além disso, o Programa também tem como objetivo fortalecer a cooperação regional, especialmente a coordenação inter-institucional de redução de riscos de desastres.

O programa é oferecido para funcionários de órgãos públicos responsáveis pela redução de riscos de desastres naturais. Após a conclusão do curso, o participante da Defesa Civil SC receberá um certificado emitido pela JICA e terá condições de analisar e compreender a situação atual do Estado.

Cleiton C. Ferrasso/ Ascom