Defesa Civil SC participa de desfile cívico de Sete de Setembro

WhatsApp Image 2016-09-08 at 14.07.30 2

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina participou do desfile cívico de Sete de Setembro na quarta-feira (7). A cerimônia ocorreu na Passarela de Samba Nego Quirido. A equipe da Secretaria desfilou com algumas viaturas que são usadas durante operações e setor administrativo.

A Defesa Civil do Estado de De Santa Catarina possui 43 anos de implantação. Criada em 1973 pelo ex-governador Colombo Machado Salles, vinculada ao Gabinete da Casa Civil, atuou nos maiores desastres registrados: estiagens, enchentes, deslizamentos, granizo, vendavais, tornados e furacão.

Em 2011, com a Lei Complementar nº 534, de 20 de maio, a instituição passou de Departamento Estadual de Defesa Civil – para Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Situada na Avenida Governador Ivo Silveira, 2320, Florianópolis, atende 295 municípios catarinenses por meio de suas 20 coordenadorias regionais espalhadas no Estado.  Ao todo, 88 pessoas trabalham na Secretaria.

A Defesa Civil vem passando por uma reformulação, com planejamento e investimentos que irão transformá – la numa estrutura de Gerenciamento e Prestação de Serviços com padrões internacionais.

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd deve entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem. Ele faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina.

Nesse espaço mais de 20 instituições relacionadas à gestão de crise irão atuar no gerenciamento, na assistência, recuperação e reconstrução dos cenários afetados.

Interligados, os Centros Regionais terão como função a construção dos planos de contingência dos municípios, os planos de ação emergêncial, planos de evacuação entre outros; a execução de  treinamentos e simulados; durante uma crise ele será a Sala de Situação dos agentes estaduais. São 20 Centros que vão entrar em operação junto com o Cigerd em 2017.

A frota veicular composta por 33 viaturas foi modernizada. Sendo 2 viaturas operacionais para atuar na fiscalização de produtos perigosos; a unidade móvel para atuar no monitoramento e gerenciamento de cenários de crise, 2 viaturas para transporte do radar móvel e as unidades de energia, 20 viaturas para os coordenadores regionais e as demais no setor administrativo.

A Defesa Civil já implantou um Radar Meteorológico em Lontras, que cobre 192 municípios.  Ainda outros dois em fase de aquisição e instalação. No Oeste será instalado um em Chapecó que vai cobrir 138 municípios depois de pronto e o outro no Sul do Estado. Esse será móvel e poderá se deslocar para qualquer região do Estado. Ele vai atingir 52 municípios, depois de pronto. Juntos, irão cobrir 100% do território catarinense. É a tecnologia a serviço da prevenção de desastres.

Na plataforma digital, a Secretaria de Estado de Defesa Civil conta com o site www.defesacivil.sc.gov.br , o Facebook, Intagram, Twitter e You Tube. Lá, os internautas podem acompanhar dicas e o trabalho da secretaria. E estamos trabalhando na validação do SISDC, nova ferramenta estadual de gestão de riscos e monitoramento que irá levar os alertas georeferenciados a todo cidadão catarinense em qualquer lugar do nosso território.

WhatsApp Image 2016-09-07 at 11.12.21