Defesa Civil SC participa de evento mundial sobre satélite nos EUA

 

WhatsApp Image 2017-07-17 at 18.24.37

Divulgação

O estagiário da Defesa Civil SC, estudante do 8º período de meteorologia da UFSC, Murilo Fretta, participa de evento mundial nos EUA. Até quinta-feira, 20, ele ficará em Nova York na Conferência de Satélites para Monitoramento Ambiental, realizada pela  Agência de Interação Oceano-Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) e Agência Aeronáutica e Espacial (NASA). Ambas instituições são responsáveis, também, pelos satélites recém lançados GOES-16 e JPSS.

WhatsApp Image 2017-07-17 at 18.24.57

Divulgação

O evento tem como objetivo mostrar à sociedade o potencial de equipamentos como esses satélites de alta tecnologia, conhecer os futuros planos das principais instituições para redução dos impactos trazidos pelos desastres naturais e  trocar experiências com profissionais de todas as partes do mundo.

Fretta iniciou o curso no sábado, 15, e além do conhecimento na área que estuda, também aperfeiçoa a língua inglesa. “Os treinamentos os quais me inscrevi, são relacionados ao software de visualização das imagens processadas dos dados dos satélites, manuseio e compreensão dos dados, estudos de caso, todos desde o nível introdutório ao avançado. Como são realizados totalmente em inglês, tem sido uma ótima oportunidade para praticar a língua estrangeira e desenvolver habilidades na área de sensoriamento remoto a nível mundial”, comenta o estudante.

A conferência é realizada, em média, a cada dois anos e reúne mais de 400 participantes do planeta em um único local. Para Fretta, o evento é ímpar para conhecer e aprofundar os conhecimentos. “A experiência é indescritível de poder trocar informações com diversos profissionais da área, pesquisadores, estudantes e conhecer diferentes expositores”, finda.  

O estudante foi por conta própria nos EUA e pretende compartilhar o conhecimento com os colegas quando voltar ao Brasil.