Defesa Civil SC participa de simulado de deslizamento em Blumenau

WhatsApp Image 2017-07-08 at 13.59.36

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina participou do simulado de deslizamento e evacuação de área de risco em Blumenau. O treinamento ocorreu no sábado, 8, no bairro Fortaleza Alta, um dos mais atingidos pelo desastre de 2008. Toda a atividade foi acompanhada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides). O treino também é alusiva ao Julho Laranja de Blumenau, um mês de prevenção a desastres.

WhatsApp Image 2017-07-08 at 13.59.39

A fim de treinar a população, um alerta foi realizado por sirene e pelo aplicativo da defesa civil de Blumenau (AlertaBlu). A partir disso, 42 famílias foram para o abrigo mais próximo. As ocorrências foram atendidas pelas equipes de resgate e salvamento que contou com ajuda, inclusive, do helicóptero do Corpo de Bombeiros.

O Coordenador Regional da Defesa Civil SC em Blumenau, Jackson Laurindo, explica que o simulado representava uma cena com diversos deslizamentos com vítimas. “Para isso, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros, Samu e órgãos municipais para retirar as vítimas e evacuar a área”, explica.

Nesse cenário, cerca de 500 pessoas participaram do simulado. No final, a atividade foi avaliada junto com os moradores e técnicos. Também participaram do simulado a Defesa Civil de Blumenau, Samu, Exército e Polícia Militar.

WhatsApp Image 2017-07-08 at 15.41.21