Defesa Civil SC realiza dois Seminários Regionais Simultaneamente no Oeste

IMG 2299

Seminário na Regional de Concórdia. Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou dois Seminários Regionais simultaneamente no Oeste. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 26, nas Regionais de Concórdia e Joaçaba. Enquanto o secretário de Estado da pasta, Rodrigo Moratelli, palestrou na Regional de Concórdia, as diretorias de Prevenção e Resposta falaram em Joaçaba, pela manhã. À tarde, a ordem foi invertida. Os encontros são realizados em parceria com a Fecam.

Esta é a segunda edição do Seminário, que tem como tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”. O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres. Após as palestras de abertura, também serão realizadas oficinas em parceria com a Udesc para capacitar as defesas civis municipais.

IMG 2313

Seminário na Regional de Joaçaba. Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

O secretário de Estado Rodrigo Moratelli, comenta que tudo isso faz parte do novo sistema integrado de proteção e defesa civil que a secretaria de Estado da Defesa Civil está construindo, na qual todos os municípios podem e devem registrar seu plano de contingência.

Até setembro deste ano, 20 seminários serão realizados em cada município sede das coordenadorias regionais da Defesa Civil SC. Assim, todas as cidades catarinenses terão a oportunidade de receber a capacitação. Até agora cinco regionais receberam o encontro, são elas: Canoinhas, Maravilha, Chapecó, Concórdia e Joaçaba.