Defesa Civil SC realiza experiência mitigatória na Serra do Rio do Rastro

foto4

Foto: Paula Darós Darolt/ ADR

A secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a empresa Prottege, realizou uma experiência mitigatória na Serra do Rio do Rastro nesta quarta-feira, 5. O coordenador Regional em Criciúma, Rosinei da Silveira, explica que dos nove pontos de riscos de deslizamentos e queda de rocha no local, um foi escolhido para aplicar o material impermeabilizante.  De acordo ele, sempre que chove o risco de deslizamento de terra e queda de rocha aumenta e o objetivo do material é diminuir essas possibilidades.

foto2

Foto: Paula Darós Darolt/ ADR

O produto foi aplicado num ponto a próximo ao restaurante Pousada Bugio da Serra Pousada. Cerca de 2 mil litros foram usados na encosta. Para aplicar o material, que tem aparência de leite, o Corpo de Bombeiros auxiliou com o caminhão tanque e a Polícia Militar Rodoviária no apoiou no trânsito. O trabalho durou cerca de uma hora. O resultado será avaliado após a primeira chuva no local.  

Após 24 horas da aplicação do produto, o solo já está protegido da chuva. O material aplicado, formado por micro particulas, permite que o ciclo natural da vida continue no local, não afetando a fauna e flora.

WhatsApp Image 2017-07-05 at 16.26.16

 Foto; Rosinei da Silveira/ Defesa Civil SC

Características do produto

Prottege é um produto à base de água com aspecto leitoso, não é tóxico nem corrosivo. Após a aplicação do produto na terra, todas as concentrações químicas do solo criarão uma película transparente para proteger e impermeabilizar o solo.

Principais indicações

O produto é indicado para minimizar os danos provocados pela ação da chuva nos taludes e barrancos;

Auxiliar no controle de erosão de solos expostos às adversidades climáticas;

Atua preventivamente nas áreas de risco de deslizamentos e desbarramentos, visando minimizar o efeito de infiltração da água da chuva no solo.