Defesa Civil SC realiza II Seminário Regional em Maravilha

IMG 1782

Fotos: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC (Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli)

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou o II Seminário Regional em Maravilha, no Oeste. O evento começou nesta sexta-feira, 12, na Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios). A programação é focada com assuntos de proteção e defesa civil para os municípios da abrangência da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Maravilha. Ao todo 17 cidades fazem parte da Regional e da Amerios.

IMG 1780

Pela manhã o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, iniciou a primeira palestra do dia sobre o sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e sua estruturação; e a importância da estruturação da política de Proteção e Defesa Civil Municipal.

No período da tarde, a diretoria de Prevenção da Defesa Civil SC abordou o tema Gestão de Risco. Na sequência, a diretoria de Resposta falou sobre a Gestão de Desastre.

IMG 1807

(Gerente de Capacitação da diretoria de Prevenção, Regina Panceri)

Na próxima semana, as tarefas continuam no município com as oficinas regionais. Em dois dias, será trabalhado com os municípios sobre o Plano de Contingência Municipal; Planos Comunitários de Gestão de Risco; Núcleo de Proteção de Defesa Civil e Planos Familiares de Emergência.

IMG 1846

(Diretor de Resposta, Anderson Ciotta)

Presidente do Colegiado da Defesa Civil fala sobre a importância do Seminário

O presidente do Colegiado da Defesa Civil na região de Maravilha, Valdecir Sartori, participou do evento. Ele comenta que o Seminário auxilia na união dos profissionais de proteção e defesa civil do Estado e Municípios. “Se cada um trabalhar isolado, o resultado final não será efetivo como deve ser”, diz.

IMG 1849

(Presidente do Colegiado de Defesa Civil, Valdecir Sartori)

O presidente comenta que poucos municípios têm o Plano de Contingência Municipal e a secretaria de Estado da Defesa Civil está levando um modelo de como produzir. “Com um exemplo de documento trazido pelo Estado de como produzir, ficará muito mais fácil, vai ajudar bastante nosso trabalho aqui no município”, comenta.

O coordenador Regional da Defesa Civil de SC, Rogério Golin, acrescenta  que a região de Maravilha é a única que tem o Colegiado e Plano de Ajuda Mútua nos 17 municípios e isso fortalece o sistema de proteção e defesa civil.

O II Seminário Regional é direcionado para capacitar os novos gestores municipais, profissionais da área de proteção e defesa civil, tanto do órgão municipal quanto estadual, além de pessoas que tenham o mesmo interesse. A secretaria de Estado da Defesa Civil realiza até setembro 20 Seminários Regionais. O ciclo de palestras e oficinas ocorre em cada coordenadoria Regional da Defesa Civil e deve atingir todos os municípios.

Municípios da abrangência da Coordenadoria Regional da Defesa Civil SC de Maravilha

Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades, Tigrinhos.