Defesa Civil SC restabelece acesso para mais de 50 comunidades

IMG 2654

A Defesa Civil de Santa Catarina já instalou 52 kits de transposição de obstáculos até o mês de julho de 2016. Em Janeiro apenas um kit foi instalado em Joinville, no mês de fevereiro sete cidades foram contempladas. Já em março, 11 comunidades receberam kits, no mês seguinte oito municípios tiveram novas pontes. Em maio, dois municípios receberam kits, em junho e julho 12 cidades respectivamente foram contempladas.

As maiores pontes instaladas foram em Joinville, Jaraguá do Sul e Saudades com 15 metros de comprimento por 6,25 de largura cada uma. Em contraponto, a menor foi em Timbé do Sul, 6×5 metros. Para se ter idéia, juntos, os 52 kits somam 557 metros de comprimento, mais da metade da ponte Hercílio Luz em Florianópolis que tem 820 m.

Conforme a diretora de Resposta, Caroline Margarida, os kits de transposição instalados são uma ação da Defesa Civil de reposta e restabelecimento de acessos destruídos por desastre. “O município tem até 90 dias para solicitar o kit de reabilitação após passar por um evento climático. Ainda, ele deve encaminhar os documentos necessários conforme a Instrução Normativa vigente”, pontua. De acordo com a Instrução Normativa, após a Secretaria de Estado de Defesa Civil fazer o pré-empenho do pedido, o município tem mais 90 dias para executar as obras das cabeceiras da ponte, a contar do Aviso de Recebimento.

A instalação é rápida. Em até duas horas o kit é montado sobre o rio e a comunidade é beneficiada com mais segurança ao transitar. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil. Segundo Caroline, para esse ano, a Secretaria de Estado da Defesa Civil tem mais 50 pedidos de kit de transposição de obstáculos em andamento.

Texto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

Foto: Arquivo SDC