Defesa Civil SC tira 17 famílias de áreas de risco no Oeste

IMG 2109

Beneficiária Marizângela e sua filha de 03 anos. (Fotos: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC)

Um novo lar longe da área de risco que há pouco tempo ainda era um pesadelo para 17 famílias de Abdon Batista, no Oeste catarinense. Em 15 de julho de 2015, a forte chuva na região deixou o município em situação de emergência e as famílias de baixa renda que foram atingidas precisaram ser removidas para outro local. Para isso foi preciso uma parceria entre o governo municipal e estadual.

A prefeitura arrumou o terreno em uma área segura com toda a infra-estrutura necessária. O investimento foi de R$ 101.492 mil. O governo do Estado, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, instalou as casas modulares. O investimento do Estado é de R$ 721.021,00 com recursos do Fundo de Proteção e Defesa Civil Estadual (Funpdec).

Inauguração

A inauguração e entrega das casas do Conjunto Habitacional Nova Esperança ocorreu na tarde desta quinta-feira, 25. Para a beneficiária Marizângela Aparecida Chaves Oliveira, 23 anos, a nova casa trouxe dignidade e segurança à família. “Lá onde morava a casa era de madeira que não tinha banheiro para tomar banho e estava em área de risco. Agora, temos uma casa com infra-estrutura, que proporciona segurança para mim e minha família. É um sonho realizado”, comenta a diarista.

IMG 2227

Marizângela Aparecida Chaves Oliveira comemora a nova casa. Foto: Cleiton Ferrasso

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. A gente representa 17 famílias que não estão mais em áreas de risco. E nesse caso de área específica nós conseguimos eliminar o risco que tinha naquela região removendo para esse novo espaço seguro. Entregar 17 casas é um ato que o governo do Estado e o Município trabalharam unidos para que esse momento se concretizasse”, explica Moratelli.

IMG 2180

Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

Participaram do ato, o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli; o coordenador Regional da Defesa Civil em Curtibanos Adriano Ropper; prefeito do município de Abdon Batista Lucimar Antônio Salmória; vereadores e demais autoridades regionais.

Casas modulares

Cada casa modular possui cerca de 40 m2. Ela é dividida em sala, cozinha integrada, dois dormitórios e banheiro, além da área de serviço externa. A fundação das unidades são do modelo “radier”, um tipo de laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

IMG 2143

As paredes são feitas com painéis pré-moldados, autoportantes, confeccionada de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. Para unir todas as partes, cabos de aço fixados na fundação encaixam os módulos. As portas e janelas são feitas de alumínio, PVC ou material similar compatível com o modelo construtivo.

IMG 2124

Para cobrir a casa, telhas feitas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico protegem do granizo, ventos de até 185km/h, chuva e o calor do sol. Tudo isso, está pronto em até cinco dias.