Defesa Civil SC visita área atingida por rompimento de barragem em Minas Gerais

José barragens mariana 1

Foto: Divulgação

Texto: Ascom Defesa Civil de Santa Catarina

Nesta semana, o gerente de reabilitação da Defesa Civil de Santa Catarina, José Luiz de Abreu, visita distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, Minas Gerais. Ele conhece o processo de reabilitação e reconstrução dos locais. O distrito ficou coberto de lama devido o rompimento de uma barragem com rejeitos minerais em novembro de 2015.

O processo de reabilitação e reconstrução do vilarejo é feito pela empresa, devido os danos causados. A Defesa Civil local acompanha o trabalho de recuperação da área. O objetivo do servidor da Defesa Civil SC foi trocar informações com a equipe de Minas Gerais. “A intenção é aumentar meu conhecimento nessas situações de deslizamentos, caso um dia necessitemos em nosso Estado”, conclui.

Santa Catarina possui barragens em Taió, Ituporanga e José Boiteux que são gerenciadas pelo Estado. No entanto, os empreendimentos existentes em Santa Catarina possuem características diferentes dos barramentos mineiros. Aqui, o objetivo das estruturas é reduzir risco de cheias e efeitos das chuvas com inundações e as barragens catarinenses possuem infraestrutura de segurança e são construídas em concreto. Diferente das barragens de sedimentos existentes em Minas Gerais, como a da empresa mineradora que se rompeu no ano passado. Lá, as estruturas são erguidas com material natural. Por isso, o processo de segurança em Santa Catarina é diferente.