Defesa Civil trabalha com equipes em diferentes operações

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) está coordenando na manhã desta terça-feira (28/10), operações de resposta e reconstrução de desastres em Tubarão, onde um acidente causou o vazamento de 25mil litros de óleo em um rio da região; em Zortéa e Abelardo Luz, que decretaram situação de emergência devido às chuvas do final de semana; e em Corupá, devido a um deslizamento de terra que colocou em risco cerca de 20 residências.

Em Tubarão, no Sul do Estado, o acidente ocorreu na BR-101, na noite de segunda-feira, provocando vazamento de pelo menos 25 mil litros de álcool, gasolina e óleo diesel no Rio dos Correias. O curso de água desemboca na Lagoa do Camacho, onde cerca de mil pessoas sobrevivem da pesca. Segundo o gerente do Dedc, major Emerson Néri Emerim, não há risco de contaminação nas plantações de arroz, porém há danos ambientais consideráveis. Equipes da Fatma e Polícia Ambiental, também estão no local.

A carreta com placas de Içara trafegava no sentido Norte-Sul e tombou entre duas pontes no km 340, próximo ao Morro do Formigão. O condutor sofreu lesões leves.

Na cidade de Corupá o problema foi ocasionado a partir de um deslizamento de terra na BR-280, no Planalto Norte. Durante as obras de remoção a terras foram jogadas num riacho, formando um dick que está contendo a água. Cerca de 20 residências estão em situação de risco. “Se chover essa água vai correr para as residências próximas”, explica o diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul foi acionada pelo Dedc, para acompanhar uma vistoria de avaliação com um técnico do Departamento de Infra-estrutura e bombeiros voluntário de Jaraguá. “ Eles vão avaliar que procedimentos devem ser tomados para garantir a segurança da população próxima”, explica Alves.

Técnicos do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) também foram enviados na tarde de segunda-feira (27) para os municípios de Zortéa e Abelardo Luz, que decretaram situação de emergência devido a enxurrada e queda de granizo, respectivamente. “Estamos avaliando os danos e prejuízos para garantir a resposta adequada, conforme as reais necessidades da comunidade afetada”, explica o gerente do Dedc, Edir de Souza, que realiza as vistorias.