Defesa Civil trabalha para normalizar a situação em São Francisco

explosao em sao francisco do sul 20130925 1320909602

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está coordenando as ações na operação de combate à reação de oxidação com liberação de gases e fumaça, que ocorreu na empresa Global Logística no bairro Paulas, em São Francisco do Sul (SC). O acidente aconteceu por volta das 22h da última terça-feira (24).

Dez mil toneladas de fertilizante ainda oxidam no local formando uma grande nuvem de fumaça. De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual, foi confirmada a presença da substância NITRATO DE AMONIA na fumaça.

Hoje pela tarde equipes devem evacuar outros bairros do município. Entre os mais afetados até agora estão: Paulas, Rocio Grande, Pequeno, Portinho, Reta, Iteroba, Sandra Regina, Itaguaçu, Forte, Capri e Ubatuba.

Até agora pelo menos 800 pessoas estão desalojas ou desabrigadas na cidade. Muitos moradores estão sendo encaminhados ao abrigo montado na Escola Claurenice Vieira Caldeira, no bairro Rocio Grande. Esta é uma medida preventiva já que a fumaça pode causar irritação na garganta, náuseas e em casos mais graves, insuficiência respiratória. A recomendação é que os moradores de localidades onde a fumaça possa chegar (dependendo da direção do vento), procurem ficar em locais arejados.

Ontem a prefeitura decretou situação de emergência. A medida é fundamental para acelerar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Desde as 22h de terça-feira, uma força-tarefa formada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário, Polícia Civil e Militar, Exército, Secretaria da Saúde e de Educação trabalham para minimizar o impacto do acidente junto à população.

O Secretário de Estado da Defesa Civil pede para que a população mantenha a calma e enfatiza que as medidas estão sendo tomadas para que a vida da população volte a normalidade o mais rápido possível “ Nós pedimos  para que as pessoas se mantenham afastadas do local do acidente para garantir sua segurança.”

Previsão de Vento para Região Litoral Norte

Quinta-feira (26/09/2013):

Manhã: Vento de SW a S com velocidade entre 5 a 15 km/h em média e rajadas de 20 a 25km/h.

Tarde: Vento de S passando a E com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas de 20 a 25km/h.

Noite: Vento de SE a E com velocidade de 10 a 15 km/h e rajadas 20 a 25 km/h.

Sexta-feira (27/09/2013):

Madrugada: Vento de SW a S com velocidade de 05 a 10 km/h e rajadas de 15 a 20km/h.

Manhã: Vento de SW passando a E com velocidade de 10 a 15km/h em média e rajadas de 20 a 25km/h.

Tarde: Vento de SE a E com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas de 20 a 25km/h.

Noite: Vento de E a NE com velocidade de 10 a 15 km/h e rajadas 20 a 25km/h.

Fonte: Epagri/Ciram