Defesa Civil vai elaborar Planos Diretores de prevenção de algumas Bacias Hidrográficas de Santa Catarina

satelite

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza planos diretores de prevenção de alguma bacias hidrográficas do Estado. Com os documentos em mãos, será possível desenvolver ações de prevenção e reduzir impactos das chuvas que deixam rastros de destruição em muitas cidades.

 O estudo já começou ser realizado. O primeiro passo é reunir todas as informações existentes sobre as características das bacias hidrográficas, levantadas nas décadas que passaram. As informações, já documentadas fazem parte de uma pesquisa preliminar da Coordenação de Projetos da Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina. O relatório deve ficar pronto em dois meses. Depois disso, será lançado Termo de Referência e a licitação, para que a empresa vencedora dê andamento nos trabalhos de pesquisa in loco. Um dos objetivos é encontrar ações alternativas de prevenção que se enquadrem na realidade de cada região abrangida pelas bacias.

Os Planos Diretores das Bacias Hidrográficas seguem moldes semelhantes ao desenvolvido pela JICA, a partir de 2009, no Vale do Itajaí.  No entanto, esse é o primeiro levantamento completo que será realizado, em Santa Catarina.