Defesa Civil vai instalar 20 Centros Regionais no Estado

visita chapeco

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

A Defesa Civil do Estado vai implantar um novo sistema de proteção e defesa do cidadão. Para isso, serão construídos 20 Centros Regionais de Treinamento Operação e Sala de Situação – Centros Regionais – em Santa Cataria até 2017. Os centros vão ser instalados nos municípios sedes dos coordenadores regionais da Defesa Civil SC. Em Florianópolis, a estrutura ficará junto ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd, que já está em construção. Todos os centros estarão interligados ao Cigerd.

Os centros regionais vão servir de abrigo para os coordenadores de cada região no Estado. Ainda, vão conter uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões através de videoconferência. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, durante um desastre natural, a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, diz. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017 quando o Cigerd também estará operando na Capital.

visita maravilha

Visita no Oeste

Na quinta-feira (30) e sexta-feira (1), o secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, fez uma visita técnica nas possíveis áreas de instalação dos centros regionais. A vistoria ocorreu em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê. Em Chapecó o local definido será a mesma área do Radar Meteorológico do Oeste. Já nos outros municípios, as áreas serão analisadas em Florianópolis com a equipe para definir o melhor lugar.

visita sao miguel do oeste

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

Conforme o gerente de Operações e Assistência Humanitária, Alexandre Sampaio, todos os terrenos ofertados são bons. “Agora vamos avaliar tecnicamente para escolher o local mais adequado”, destacou. Para ele, a idéia é tornar a defesa civil uma referência nas ações de resposta e treinamento da comunidade, principalmente nas ações preventivas.

visita xanxere

Cigerd

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres– Cigerd, deverá contar com mais de 20 órgãos trabalhando no mesmo espaço. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos.