Defesa Civil vistoria local de acidente com produto perigoso

ppsaojoseUma equipe da Defesa Civil Estadual esteve na manhã desta sexta (7) na BR-101, em São José, para atender ocorrência de acidente com produto perigoso, após o tombamento de um caminhão no final da tarde de quinta-feira (6) que transportava material corrosivo de Novo Hamburgo (RS) para São Paulo. O motorista do veículo ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o hospital.

Segundo o gerente de Defesa Civil, major Emerson Emerim, o caminhão transitava de forma irregular para o transporte deste tipo de material. “Ele não portava a licença ambiental e estava sem as placas de sinalização do número da ONU para transporte de produto perigoso e nem o rótulo de risco”, explica Emerim.

No momento do acidente chovia muito, o que provocou o vazamento do produto até um córrego próximo à rodovia e que deságua no mar, relata o gerente do órgão estadual, que também é coordenador do projeto de Produtos Perigosos. “A Defesa Civil do município foi chamada no momento do acidente para atender a ocorrência. Hoje, acionamos o Conselho Regional de Química e a Polícia Militar Ambiental no local para avaliação do acidente”, afirma.

A Polícia Militar Ambiental multou a empresa transportadora por dano ambiental e deu 24 horas para a instituição apresentar a licença obrigatória. De acordo com Emerson Emerim, a empresa poderá responder por crime ambiental e está sujeita a novas multas previstas na legislação ambiental e pela Polícia Rodoviária Federal. A Fundação do Meio Ambienta (Fatma) fará ainda nesta sexta a coleta do material para emitir um laudo.

A transportadora contratou uma empresa especializada em limpeza de material corrosivo para remoção do produto no local do acidente.