Defesas civis Estadual e de Itajaí continuam em alerta com o aumento das cheias

foto_m_53975

A chuva da última quinta-feira (8) fez Itajaí parar e viver momentos de angústia esperando que a água não atingisse as casas nos bairros das cidade. Mas, infelizmente, ruas foram alagadas. A maioria do comércio não funcionou. As escolas não tiveram aulas. Algumas lojas estavam inundadas. Bastava passar pelas ruas e presenciar as pessoas olhando o nível da água aumentar. Outras ficaram ilhadas em casas e apartamentos que não seriam atingidos.

Até às 18h desta sexta-feira (9), a Defesa Civil Estadual divulgou os números oficiais que confirmam 2.196 pessoas desabrigadas e outras 17 mil estão desalojadas em Itajaí.

Conforme o integrante do Grupo de Comando de Operação da Defesa Civil de Itajaí, João Luiz Carvalho, a situação no município ainda é preocupante, pois as águas dos rios de Itajaí Mirim e Itajaí Açu estão chegando simultanemante na cidade e, a partir das 20 horas, a maré começa a subir novamente. "Por enquanto a situação está estabilizada, em um nível alto, o que ainda não nos tranquiliza. O que nos deixa apreensivo é o que pode acontecer após o momento máximo da maré que deve ocorrer a 1h", informou.

Para auxiliar as famílias que precisam de ajuda, a duas defesas civis trabalham em sistema de plantão. O número de pessoas atingidas em Santa Catarina chegou a 788.012 em 81 municípios de acordo com as últimas informações da Defesa Civil Estadual. As cidades de Brusque e Rio do Sul decretaram Estado de Calamidade Pública, enquanto outros 32 municípios estão em situação de emergência. Em relação ao boletim anterior, o número de pessoas desabrigadas reduziu para 8.120. Porém, o número de desalojados aumentou de 38.922 para 55.463 pessoas.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti