Defesas Civis municipais apresentam ações para minimizar danos em casos de desastres naturais

desastre1

Municípios catarinenses que fazem parte da campanha internacional Construindo Cidades Resilientes apresentaram suas ações, nesta quarta-feira, 10, em Florianópolis. O programa pretende fortalecer as relações entre a Defesa Civil e o cidadão para minimizar os danos em casos de desastres naturais.

Foto: Antônio Carlos Mafalda / SECOM

“Governos e sociedade estão se organizando para identificar problemas e construir alternativas. Vamos trabalhar para conscientizar e proteger as pessoas e evitar novas tragédias”, disse o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, integra a programação do Dia Internacional de Redução de Desastres.

A campanha estabelece o compromisso do município em seguir um plano que enumera dez passos para reduzir as consequências de desastres naturais. Durante muito tempo, as ações da Defesa Civil estavam focadas na gestão do desastre com atividades de socorro e assistência da população. Desde 2008 no Estado, após as cheias no Vale no Itajaí, e nacionalmente depois da implementação do programa Cidades Resilientes em 2011, o foco tem sido na prevenção e preparação da comunidade antes da ocorrência do desastre.

Hoje, as Defesas Civis municipais desenvolvem ações para aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e a segurança dos cidadãos. Para isso, os trabalhos focam em uma educação por meio de cartilhas para crianças e adultos, capacitações, treinamento de como sair de uma área de risco realizando com regularidade e simulados de preparação com a comunidade.

Nas escolas, por exemplo, os alunos são orientados sobre a percepção de riscos, começando pelos professores que são capacitados. Os coordenadores da Defesa Civil, juntamente com os professores, explicam e conscientizam sobre o que pode acontecer em caso de desastres naturais e o quais os procedimentos para se proteger. Dentre os aprendizados, estão desde o abandono do local até para onde precisam ir para se abrigar.

Uma das ações é o programa Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido em Jaraguá do Sul e que envolve os estudantes do 1º ao 9º ano que assistem à peça teatral “Heróis Somos Todos Nós”. Os servidores municipais apresentam filmes das catástrofes ocorridas nos anos de 2008 e 2011 na região, conceitos de Defesa Civil, a atual estrutura do órgão e a parceria existente entre entidades públicas e privadas em várias ações de educação ambiental e de resposta a desastres. Assuntos como a importância da prevenção, reciclagem, coleta seletiva do lixo e as consequências causadas pelo desmatamento e construções irregulares também são abordados.

As redes de monitoramento também estão sendo estruturadas. Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil implantou no bairro Ribeirão Molha, na área onde está fixada a estação meteorológica, o sensor de nível de rio. O equipamento repassará dados para os computadores do órgão, com atualização a cada dez minutos da variação da altura das águas.

Entre as medidas que compõem o plano de ação que estão sendo executados pelos municípios, aparecem também investimentos em infraestrutura, como obras de drenagem para evitar inundações, aplicação de regulamentos sobre construção e ocupação do solo, identificação de áreas seguras para cidadãos e modernização e preservação do meio ambiente.

Em Santa Catarina, os municípios de Itajaí, Lages, Araranguá, Rio do Sul, Tubarão, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma e Jaraguá do Sul desenvolvem os programas com a sociedade. “Os municípios envolvidos na campanha entraram pela própria iniciativa. Isso servirá de exemplo para que outros venham a participar. Com isso, teremos cada vez mais cidades preparadas para as adversidades”, destacou o Geraldo Althoff.

Nos últimos quatro anos, Santa Catarina tem sido castigada por chuvas fortes e deslizamentos que, além de danos materiais, resultaram na morte de pelo menos 150 pessoas. Blumenau foi uma das cidades de Santa Catarina prejudicada pelas enchentes que atingiram a região. Do ano de 2001 a 2011, o município teve 27 desastres naturais com elevada precipitação pluviométrica.

O secretário da Defesa Civil enfatizou que novos municípios podem participar do programa, basta demonstrar interesse e seguir o plano de ação estabelecido pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU). “A adesão à campanha prevê a criação de um comitê gestor, que inclui representantes do Poder Público e da sociedade civil, que tem a responsabilidade de avaliar o cumprimento de cada passo. O grupo deverá enviar sistematicamente relatórios de acompanhamento para os interlocutores da ONU”, explicou.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti