Definido local do radar móvel Sul

WhatsApp Image 2017-03-28 at 17.25.31

Está definido o local do radar móvel Sul da Defesa Civil SC: Araranguá. A informação é do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Ele enviou um vídeo direto da fábrica do aparelho nos Estados Unidos nesta quarta-feira (28). Conforme Moratelli, a princípio o radar ficará no local do Centro Regional que também será instalado no município. “Estamos acertando detalhes de elevação”, disse. De acordo com o secretário, quem define o local é a secretaria de Estado da Defesa Civil, empresa que está fabricando e o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O aparelho será responsável pela cobertura da região Sul de Santa Catarina. O modelo é “Banda X”, fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C) e irá cobrir 52 municípios. O investimento do governo do Estado, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3.401.222,00. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, diz que em casos de eventos severos, o radar móvel é deslocado para a região. “Ele vai monitorar a área mais de perto com mais precisão. Isso permite gerenciar melhor uma crise”, diz.

WhatsApp Image 2017-03-29 at 14.25.30

Testes nos EUA

Desde segunda-feira (27) uma equipe técnica da Defesa Civil SC, liderada pelo secretário Rodrigo Moratelli, está nos EUA na fábrica do radar móvel. Eles ficarão até 06 de abril para certificar o equipamento e realizam curso para operar o equipamento.