Dez regiões já receberam o II Seminário Regional da Defesa Civil SC

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.50.25

Foto: Amarildo Volpato/ ADR Lages

A secretaria de Estado da Defesa Civil atingiu a marca de 50% de regiões abrangidas pelo II Seminário Regional. Dos 20 encontros previstos até setembro, 10 já foram realizados. Nesta sexta-feira, 30, Lages e Curitibanos receberam as palestras. Em Lages, participam os municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Em Curitibanos, fazem parte os municípios da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc).

Até agora, o II Seminário Regional abrangeu cerca de 170 municípios. Canoinhas, Maravilha, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Rio do Sul, Curitibanos e Lages sediram o evento com abrangência nas respectivas Associações de Municípios. O objetivo é levar informação até os municípios e despertar o aumento da resiliência local, a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres.

Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, o Seminário conta com palestras e oficinas. Na abertura de cada encontro, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, palestra sobre a estrutura da Defesa Civil no Estado e a importância de estruturação também no Município. Ainda no mesmo dia, o evento conta com as palestras das Diretorias de Resposta e de Prevenção da Defesa Civil. Cada pasta fala sobre o trabalho no respectivo setor.

Moratelli comenta que hoje já foi cumprido metade do ciclo de palestras que tem até setembro. “Avaliação é positiva. Estamos conseguindo despertar dentro dos novos gestores a política pública de defesa civil. Até setembro vamos conseguir atingir todos os municípios. São informações que levamos aos municípios sobre o que a Defesa Civil SC tem feito e o que cabe aos municípios executarem (plano de contingência, plano de ação coordenada e plano de evacuação)”, diz o secretário.

Na próxima semana, serão realizadas as oficinas sobre Proteção e Defesa Civil aos municípios da região da Amurec e Amurc. A programação é dividida em três dias. Os assuntos abordados contam com a Gestão de Risco; Plano de Contingência Municipal; Plano Comunitário de Gestão de Risco; Núcleo de Proteção e Defesa Civil; Planos Familiares de Emergência.

WhatsApp Image 2017-06-30 at 11.02.39

Seminário em Curitibanos. Foto: Defesa Civil  SC