Dia mais frio deste ano em Santa Catarina

Mais uma vez a previsão do tempo da Epagri/Ciram se confirmou. O frio intenso com formação de geada ampla no estado foi percebido por todos catarinenses nesta madrugada e início de manhã de terça-feira (28). A temperatura mínima normalmente ocorre em torno do nascer do sol, e não na madrugada como a maioria das pessoa imaginam. Esta época do ano o sol nasce entre 6 e 7 horas da manhã, por isso as mínimas tem ocorrido já com o céu claro.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

A sensação de frio nesta terça-feira, foi diferente da última segunda. Ontem (27),  o vento dava a sensação de mais frio do que realmente estava acontecendo, e hoje (28), a sensação é mais próxima da realidade em função da ausência de vento e umidade relativa do ar baixa.  
      
O orvalho que se forma durante o período noturno, congela com as baixas temperaturas, favorecendo a formação de geada, que normalmente ocorre nas áreas mais altas do estado. O frio desta massa Polar foi tão intenso que o fenômeno também foi registrado no Litoral, fato mais raro de acontecer. Na capital, não se registrava um valor de mínima tão baixo (2,7°C) desde o ano de 2001 (2,2°C).
           
Outros municípios também surpreenderam com mínimas muito baixas como São Francisco do Sul, 1,05°C, superando a última marca de 4.3°C. Itapoá também no Litoral norte teve mínima baixa de 0 grau. A menor mínima do estado (menor temperatura registrada no Brasil), foi mais uma vez em Urupema com 9 graus abaixo de zero. O Oeste e   Meio Oeste do estado teve a madrugada mais fria do ano com mínimas variando entre 0 e -6°C.

Temperaturas mínimas registradas em SC em 28/06/2011.

Planalto Norte
Rio Negrinho  -3.6

Planalto Sul
São Joaquim  -6.8
Urupema  -8,8
Urubici  -0.3

Oeste
Concórdia  -1.3
Novo Horizonte  0.2
Ponte Serrada -7,6
São Miguel D'Oeste  1.2

Meio Oeste
Caçador  -5.8
Campo Belo do Sul  -3.3
Campos Novos  -2.9
Celso Ramos -4.2
Curitibanos -3.5
Joaçaba -4.6

Litoral Sul
Araranguá 5.0
Criciúma 1.9
Timbé do Sul 2.5
Urussanga 2.2

Litoral Norte
Indaial  4.5
Itajaí  5.0
Itapoá  0.1
São Francisco do Sul 1.1

Grande Florianópolis
Florianópolis 2.7
São José 4.6

Alto Vale do Itajaí
Ituporanga -1.2
Lontras 1.0

Fonte: Estações meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.