Dia Nacional de Mobilização das Instituições Públicas é transferido

IMG 0016

Fotos: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

O Dia Nacional de Mobilização das Instituições Públicas em Santa Catarina foi transferido para o dia 9 de dezembro. Nos demais Estados permanece o dia 2. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 29, na reunião com os participantes da Sala de Situação Estadual. Em videoconferência, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, aceitou o pedido. O motivo do adiamento foi o acidente com o avião que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol na cidade de Medellín, na Colômbia. O acidente vitimou 71 passageiros entre jogadores, imprensa e tripulação. Apenas 6 pessoas sobreviveram.

A reunião foi realizada na secretaria de Saúde de Florianópolis com representantes da Sala de Situação de Santa Catarina. Mais de 15 Estados participaram da vídeoconferência com o ministro da Saúde. O Dia Nacional de Mobilização das Instituições Públicas pretende sensibilizar as instituições e intensificar as ações promovidas pelas salas de situação estaduais.

IMG 0001

Foi decidido na reunião que a equipe irá visitar o Instituto Estadual de Educação de Florianópolis e instituições próximas. O gerente de Operações e Logísticas da secretaria de Estado da Defesa Civil SC, Alexandre Sampaio, que compõe a Sala de Situação, disse que o Exército está mobilizado e amanhã (30) receberá instruções para agir no dia 9. “A intenção desse evento é mobilizar as instituições públicas para que façam a parte delas, limpando suas sedes e orientando seus servidores”, comenta.

Nas demais regiões de SC, os coordenadores regionais da Defesa Civil irão articular o Dia junto com a secretaria de Saúde de cada município para que as instituições se mobilizem. “A ideia também é revitalizar as Salas de Situação nos municípios”, diz Sampaio.

Durante a  reunião, o ministro da Saúde também pediu para que toda sexta-feira as pessoas verifiquem possíveis focos do mosquito Aedes em suas residências. Barros solicitou o esforço da sociedade nesse sentido. “Se cada um cuidar de sua casa, teremos um Estado efetivo. Queremos mobilizar a sociedade”, pediu.

A Sala de Situação Estadual é formada por órgãos da Saúde, Defesa Civil, Educação, Ministério da Defesa (Exército), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, entre outros.

IMG 0011

De acordo com o último Boletim epidemiológico divulgado pela Dive, no período de 1 de janeiro a 5 de novembro de 2016 foram notificados 13.306 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 4.359 (33%) foram confirmados (3.460 pelo critério laboratorial e 899 pelo critério clínico epidemiológico), 648 (5%) estão inconclusivos (classificação utilizada no SINAN nos casos em que após 60 dias da data de notificação, ainda estiverem sem encerramento da investigação), 8.224 (61%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 75 (1%) casos suspeitos estão em investigação pelos municípios. Do total de casos confirmados (4.359) até o momento, 3.978 (91%) são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 284 (7%) são importados (transmissão fora do estado) e 97 (2%) estão aguardando definição do Local Provável de Infecção.