Dilma libera recursos, em Xanxerê e assume compromisso para reerguer as cidades atingidas

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC. >>>(GALERIA DE IMAGENS)

A visita da Presidente Dilma Rousseff ao Oeste de Santa Catarina teve início por volta de 9h, desta segunda-feira, 27. Ela sobrevoou Ponte Serrada e Xanxerê. Depois disso as aeronaves do Governo Federal desceram no perímetro urbano de Xanxerê, onde a presidente caminhou por um dos pontos mais críticos da cidade e que teve o desabamento de um ginásio de esportes, na área central do município.

Conversou com as meninas que se salvaram após ficarem sob os escombros, fez fotos, falou com famílias atingidas e depois disso confirmou o apoio do Governo Federal para a reconstrução dos dois municípios atingidos. “Fiquei muito surpresa com o poder de destruição que o tornado causou”, pontuou a Presidente.

Depois disso, a comitiva composta pela Presidente da República, Dilma Rousseff, Ministros, das Cidades, Gilberto Kassab, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do Trabalho, Emprego e Renda, Manoel Dias, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Nacional, Adriano Pereira, pelo Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e deputados e senador catarinense, também o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, se deslocou até a prefeitura, onde o grupo participou de uma reunião técnica.

A equipe do governo federal recebeu ofícios com as solicitações do Estado devido ao evento registrado nos municípios e determinou que os Ministérios das Cidades e Integração Nacional absorvam, junto com a Caixa Econômica Federal a demanda de casas para os afetados. “Então, o que temos que ver, como nós (Governo Federal), através do Minha Casa, Minha Vida podemos colocar essa iniciativa de vocês, (Santa Catarina),” destacou.

Dilma ainda enalteceu o relatório desenvolvido pela Defesa Civil do Estado e que deve servir de referência para outros Estados que apresentem características de desastres naturais. O mesmo pensamento foi compartilhado pelo Ministro, Gilberto Occhi. “A repostas dada pelo governo federal, além da Portaria, que o Ministro das Cidades informa, o Secretário Nacional Adriano, encaminhou para publicação duas portarias, na data de hoje.” ponderou, Occhi.

Ele lembrou ainda que o trabalho desenvolvido só foi possível, raças a união das defesas civis municipais, do Estado e Governo Federal. Enquanto o Governador, Raimundo Colombo destacou a elaboração de relatórios pela Defesa Civil Catarinense. “Os levantamentos feitos pela Defesa Civil, dentro dos critérios demonstram o volume de prejuízos e pretendemos auxiliar, em 28 milhões para adquirir empréstimos a juro zero às empresas afetadas. A defesa civil, tem casas pré-fabricadas que em cinco dias estão prontas para as famílias entrarem. A secretaria de assistência social já tem recursos para destinar a compra de materiais da linha branca.” Disse, Colombo.

Sobre a reconstrução das casas, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab fortaleceu o compromisso com os moradores de Xanxerê e Ponte Serrada. “A Portaria determinada pela Senhora, Presidente, garante a transferência de recursos para a Defesa Civil, imediatamente para darmos início ao processo de reconstrução,” reforçou, Kassab.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o Adjunto, Rodrigo Moratelli formularam um relatório sobre todos os danos e como o evento foi registrado. O documento foi apresentado de maneira didática e com dados para a equipe ministerial e presidente. “Já no primeiro momento recebemos, o Ministro Occhi, na segunda-feira mesmo. Os dados se alteram a todo momento. Então, esses números são fundamentais para operacionalizar as ações,” enfatizou, Hobus.

Moratelli apresentou também os números de profissionais envolvidos na força tarefa e viaturas. “Solicitamos o apoio imediato dessas instituições para ajudar. Foi fundamental para termos uma operação organizada e que chega a uma semana pós-evento, com eficiência.” Concluiu, Moratelli.

Foram mais de 1,2 mil servidores trabalhando nesses dias depois do evento. Além disso, de 250 viaturas e veículos de emergência fora utilizados. Com esses números em mãos, a presidente da república enalteceu a resposta do evento severo que atingiu o Oeste de Santa Catarina.  Dilma lembrou ainda que o Ministério da Saúde estará a disposição com profissionais da área de psicologia para minimizar os efeitos, após catástrofe.

Em decorrência dos valores apresentados pelo Estado a União, que somados, beiram os R$ 50 milhões de aporte financeiro, a presidente se comprometeu com duas ações imediatas, R$ 3 milhões para o Ginásio de Esportes de Xanxerê e mais R$ 2,8 milhões para aquisição de matérias para refazer as coberturas das casas afetadas. Dentro desse pacote estão recursos para Xanxerê e Ponte Serrada.

Na ocasião foi reforçado pelo Ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Manoel Dias, que documentos que foram perdidos serão confeccionados por uma equipe. “Uma equipe estará aqui para produzir as carteiras de trabalho e a Caixa Econômica Federal para liberar o Fundo de Garantia,” disse.

O relatório com os possíveis beneficiados deve ser finalizado ainda esta semana pela Defesa Civil do Estado.