Diretor de prevenção da Defesa Civil SC finaliza curso no Japão

FABIANO 1

O Diretor de prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza retorna neste fim de semana para o Brasil. Ele encerra o curso de Prevenção e Gestão de Risco, nesta sexta-feira, 04. Foram 30 dias de formação, promovida pela Agência de Cooperação Internacional – JICA. Na oportunidade, Souza liderou o grupo de brasileiros formado por seis integrantes.

Essa é a terceira vez que Santa Catarina participa de cursos no Japão. As primeiras ações foram em 2014 e 2015. A participação da Defesa Civil nas capacitações fazem parte do pacote de ações do Estado na reestruturação do serviço de proteção e defesa civil, que teve início após o maior desastres climático de Santa Catarina, em 2008, que deixou mais de 130 pessoas mortas, no Vale do Itajaí.

Durante a estadia, Souza visitou barragens, obras de contenção, pontos de ações governamentais antes, durante e depois dos eventos adversos e como atividade real, o diretor foi surpreendido por um terremoto de 06 pontos na escala Richter. O episódio também torna-se ferramenta de aprendizado de como se preparar para receber o impacto de um evento adversos.

barragem 2

Todas as experiências adquiridas lá, serão trazidas para Santa Catarina, que já é uma referência nacional, no serviço de proteção e defesa civil, conforme o Ministério da Integração já ressaltou em diversas ocasiões. Para isso, o estado tem investido em obras, capacitações e investimentos para manter o trabalho que é desenvolvido nos últimos anos e tem atraído a atenção de outros Estados da Federação.