Diretor de Prevenção participa de Audiência Pública sobre Mudanças Climáticas na Alesc

IMG 1542

O Diretor de Prevenção da Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina Major Bombeiro Fabiano de Souza, participou nesta sexta-feira (30), de uma audiência pública proposta pela Senadora Vanessa Graziottin do Amazonas, Presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.

O evento faz parte de uma série de audiências públicas realizadas em Brasília e nos estados e em Florianópolis foi realizada no Plenário Osni Regis na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo, mais subsídios e soluções efetivas para o combate as questões climáticas.

Com o tema Desastres Naturais em Santa Catarina, a audiência reuniu autoridades como o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o Secretário de Ciência e Tecnologia Carlos Nobre, o Relator da Comissão Deputado Sarney Filho, o Senador Casildo Maldaner o Deputado Federal Espiridião Amim, o Professor da Universidade Federal de Santa Catarina Juan Antonio Altamirano Flores e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente.

Na pauta, estão os efeitos da intensa ocupação das áreas de risco, associada ao desrespeito à natureza, por meio dos desmatamentos, queimadas, assoreamento de rios, acúmulo de lixo, ocupação desordenada das encostas instáveis e degradadas dos morros e das margens, dos rios e edificações mal construídas, ausência de plano diretor, e ações que causam efeitos devastadores nos municípios.

Durante os debates, o Diretor de Prevenção da Defesa Civil Estadual, Fabiano de Souza, destacou as obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, como a construção e melhoramento de barragens, a implantação do centro de monitoramento e alerta e as obras de melhorias em rios, que fazem parte do Pacto da Prevenção. ” Até pouco tempo não existia uma cultura de prevenção no país, as pessoas tomavam medidas de precaução em função de punições. Hoje o que se vê é uma mudança de postura em todos o âmbitos, buscando a redução de riscos consciente e é nessa área que o Governo do Estado vem trabalhando”, concluiu.

Pelo menos 20 audiências públicas da Comissão Mista de Mudanças Climáticas estão previstas e devem abordar temas como: desertificação, segurança hídrica, geração de energia limpa, sustentabilidade ambiental do setor agrícola, biodiversidade, desmatamento, redução de riscos e catástrofes ambientais, transferência de tecnologia no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, entre outros.