Diretoria de Prevenção da SDC promove capacitação de profissionais que atuam com produtos perigosos

1239703 304647693010192 856297861 n

A Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2) de Santa Catarina, promove nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro o “Curso de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco”. O objetivo é capacitar os participantes para que haja uma atuação ágil e com resultados positivos durante as operações com produtos perigosos.

 O curso que terá duração de 32 horas e será realizado das 8h às 17h vai abordar temas como: Aspectos legais e o papel da CETESB na gestão de risco tecnológico, identificação de perigos e consolidação das hipóteses acidentais e normas sobre o programa de gerenciamento de risco e plano de ação de emergência .

De acordo com Secretario de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, esta é uma forma de preparar esses profissionais para um grande evento como o incêndio químico que ocorreu em São Francisco do Sul no mês de setembro. “Após a conclusão do curso, esses profissionais vão ter condições de elaborar um plano de auxílio mútuo e um protocolo de atendimento emergencial para Santa Catarina, o que vai proporcionar ainda mais segurança ao cidadão”,  ressalta.

Devem participar 30 instituições públicas e privadas, entre elas o IBAMA, INFRAERO, SCGÁS, Porto de Itajaí, Petrobrás, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e FATMA. Para o Diretor de Prevenção da Defesa Civil do Estado Major BM Fabiano de Souza, é sempre importante promover ações de capacitação e educação profissional, potencializando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas de cada instituição.

O Curso será realizado na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil, na Av. Ivo Silveira, nº 2320, no bairro Capoeiras, em Florianópolis.