Diretoria de prevenção trata de Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Botuverá

A diretoria de prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) participa nesta quinta-feira (03), do projeto de Gestão de Risco e Desastres, da Ação Social Arquidiocesana (ASA) em parceria com a Defesa Civil de Botuverá. A gerente de capacitação, pesquisas e projetos, Regina Panceri, será a representante da Secretaria Estadual, na capacitação sobre Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec).

O projeto Gestão de Risco e Desastres está em fase de implementação em cinco municípios que compõe a área de atuação da Ação Social Arquidiocesana (ASA), são eles: Brusque, São José, Florianópolis, Itajaí e Palhoça. O principal objetivo é capacitar entidades sociais e lideranças comunitárias para atuarem em situação de prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

A ASA, em 50 anos, desenvolve ações junto à população catarinense nas situações de desastres, como foi o caso das duas grandes enchentes ocorridas em Blumenau, em 1982 e 1983, e recentemente em 2008, com a arrecadação e doações de alimentos.

Ações a serem desenvolvidas no projeto
Capacitação de entidades: oficinas com carga horária de 12 horas, abordando os temas prevenção, preparação, resposta e reconstrução, abordagem com as famílias, gestão de abrigos e Nudecs;
Articulação e fortalecimento dos vínculos com a Defesa Civil: mobilização e treinamento das comunidades;
Plano preventivo: questionário para medir o grau de vulnerabilidade das comunidades atendidas pela entidade membro que servirá de subsídio para atendimento ágil em situação de desastres;
Criação de Nudec: nas comunidades de abrangência, para que a cultura de prevenção seja criada;
Realização de seminários: socialização dos conhecimentos envolvendo a sociedade civil e as entidades governamentais.