Diretoria de resposta participa do curso de Sistema de Comando de Operações na Defesa Civil de SP

Foto: Cedec/SP

O diretor de resposta aos desastres, Aldo Baptista Neto, e o gerente de operações e assistência, Fabiano de Souza, foram convidados a ministrar no curso de Gestão de Desastres com ênfase no Sistema de Comando de Operações (SCO), organizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). As palestras iniciaram nesta segunda-feira (13) e irão até quarta-feira (15).

O SCO é um sistema padrão de boas práticas incorporadas pela Defesa Civil Nacional para responder a emergências e situações críticas, que visa estruturar uma forma de organização e gerenciamento de desastres.

O público-alvo é voltado a membros da Defesa Civil do Estado de São Paulo, regionais de Defesa Civil e membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. As disciplinas apresentadas no dia de abertura foram: a apresentação do curso, a Defesa Civil e administração de desastres e o conceito, origem e desenvolvimento do SCO. Hoje será mostrado os princípios, características básicas  e funções do SCO, a estrutura organizacional e instalações e áreas padronizadas. No encerramento, haverá aula prática e avaliação final.

Para o diretor Aldo Baptista Neto, o correto emprego do SCO permite que pessoas de diferentes organizações se integrem rapidamente em uma estrutura de gerenciamento comum. “O curso propicia aos alunos os conceitos básicos de gestão de desastres. Desta forma, o membro da defesa Civil estará mais preparado para os desafios dos trabalhos interdisciplinares, necessários para uma adequada administração de  crises severas”.