Divulgada a Previsão Trimestral

A previsão climática é ferente as tendências dos meses de fevereiro, Março e Abril de 2015. Segundo o levantamento dos meteorologistas, se mantém o o calor acima do normal em SC

Aprevisãopara os próximos meses é de totais de chuva acima da média climatológica em fevereiroe próximo da média em março e abril em SC. Para a maior parte de fevereiro a distribuição de precipitação tende a manter o padrão de janeiro, bem distribuída e concentrando-se no período da tarde e noite, com chuvas típicas de verão. No verão as pancadas de chuva são frequentes, com curta duração, acompanhadas de raios e rajadas de vento, por vezes com acumuladossignificativos e totais diários que podem superar a média climática mensal e, dependendo da vulnerabilidade da região, resultar em alagamentos deixando algumas localidades em situação de atenção ou alerta. Nos meses seguintes o regime de chuva muda, diminuindo os valores de precipitação mensal a partir da segunda quinzena de março e, sobretudo, em abril.  Ressalta-se que eventos de chuva intensa podem ocorrer em qualquer época do ano.

Climatologia de chuva:
Em fevereiro a média mensal é de 180 a 200 mm, com o regime de verão já estabelecido. As frentes frias passam com deslocamento rápido e continuam frequentes as chuvas convectivas, ou chuvas de verão, localizadas e de curta duração, preferencialmente entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias são mais frequentes no Sul do Brasil e responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação varia entre 120 mm, no Meio Oeste e Planalto, e de 150 a 190 mm nas outras regiões. Já em abril o acumulado de chuva é de 140mm na Grande Florianópolis, varia entre 160 mm e 200 mm no Oeste e entre 105 e 125 mm.

1. temperaturas continuam acima da média climatológica no trimestre (máximas médias entre 27ºC e 30ºC em fevereiro e março, entre 25ºC e 27ºC em abril) e pelo menos uma ou duas ondas de calor mais intenso ainda devem atuar em SC no que resta do verão, mantendo um padrão esperado para a época do ano. As primeiras massas de ar frio chegam ao Estado a partir do final do mês de março. Em abril temperaturas mais baixas, especialmente na noite, madrugada e amanhecer favorecem a formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, principalmente no Planalto.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo

No mês de dezembro de 2014 a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu com valores acima da média climatológica, em torno de 0,5ºC e 1,5ºC como mostra a Figura 1. Os modelos de previsão climática analisados indicam persistência do aquecimento das águas do Pacífico Equatorial para os próximos meses, com possível formação do fenômeno El Niño, de intensidade fraca, em abril de 2015.

tsm

Figura 1 – Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em dezembro de 2014.

Fonte: Epagri/Ciram.