Durante palestra em Taió, Milton Hobus reforça a importância de ações preventivas

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Na noite dessa quinta-feira, 02, em Taió, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus palestrou para mais de 70 pessoas. O evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Taió- CDL e convite do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Tiago Maestri. Os participantes foram representantes de entidades públicas, privadas e grupos de classe de Taió, Mirim Doce, Salete e Rio do Campo.

Na oportunidade, Milton Hobus apresentou o planejamento da Defesa Civil de Santa Catarina para o quadriênio, 2015/2018. Foi o momento de reforçar as obras no Vale e Alto Vale do Itajaí. Hobus destacou as audiências públicas para a construção de três barragens, em Mirim Doce e Petrolândia que já foram realizadas e de Braço do Trombudo que ocorre no próximo dia 15 de julho. Lamentou o movimento contrário para a construção das estruturas em Agrolândia e Pouso Redondo. “Para se ter uma ideia, foram pelo menos seis Situações de Emergência registradas em Agrolândia nos últimos tempos. Isso só demonstra a necessidade de agir na prevenção, mas temos enfrentado resistência,” desabafou.

Além desses projetos, Hobus enfatizou as sobre-elevações de Ituporanga e Taió, que tem sofrido grande obra nesse período. “Não estamos falando apenas de uma obra de sobre-elevação. Como as estruturas são muito antigas, tivemos que praticamente reformá-las. Houve reforço para dar segurança aos moradores a jusante,” afirmou.

Hobus lembrou que essas estruturas associadas com todas as outras obras previstas e melhoramentos fluviais previstos para a bacia do rio Itajaí-Açu, a Região vai ter um redução extremamente importante no combate as cheias.

Durante o encontro com as lideranças, o Secretário, elencou outras ações de resposta rápida como as casas modulares, já em execução, os kits de transposição de obstáculos e a proximidade da Defesa Civil Estadual com as prefeituras e os cidadãos. “Deu um evento, somos os primeiros a chegar. Menos de 24 horas, as vítimas já recebem itens de assistência humanitária e atendimento emergencial, como telhas, colchões e um amparo.” Pontuou.

Após a apresentação surgiram questionamentos sobre a operação do radar meteorológico de Lontras. Milton Hobus lembrou que neste momento de reavaliação e calibragem do equipamento, as imagens ficam restritas a equipe técnica. Depois serão retomadas aos cidadãos.

Também foi perguntado a ele, sobre a eficiência das barragens. Hobus garantiu que todas as ações previstas para o Vale do Itajaí, de formar sistemática vão contribuir para minimizar os efeitos em comunidades afetadas pelos eventos.

A apresentação foi finalizada com um panorama de investimentos. Segundo Milton Hobus, a Defesa Civil realiza o maior investimento da história de Santa Catarina e que o Estado tem se mantido como referência para outras unidades da Federação.