Em entrevista coletiva, Secretário de Estado da Defesa Civil assegura que radar foi desligado temporariamente

dedfesacivil5

Foto: Julio Cesar Cavalheiro – SECOM/SC

Durante coletiva a imprensa, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus esclareceu sobre o desligamento temporário do radar meteorológico de Lontras. De acordo com Hobus, a empresa norte-americana, fabricante do radar solicitou a desativação do equipamento, até a chegada de dois técnicos que virão ao Estado para verificar as inconsistências nos componentes eletrônicos.

O Secretário informou que antes do desligamento atual, os componentes eletrônicos foram testados nos Estados Unidos, enviados para o Brasil, montados, geraram imagens e permaneceram sob monitoramento por técnicos da empresa fabricante. “Mesmo a distância os profissionais detectaram inconsistência que poderia causar danos mais severos ao equipamento. Por estar em período de testes a orientação foi a desativação imediata, até a chegada dos profissionais em Santa Catarina,” ressaltou.

A Defesa Civil tem cobrado com frequência a estabilidade do sistema, que diz respeito ao fabricante. Milton Hobus também reforçou que não haverá custo algum para o Estado a vinda dos profissionais ou qualquer tipo de manutenção feita no radar. Também salientou que o Governo de Estado ainda não deu o aceite final para o equipamento, que tornaria o radar responsabilidade integral da Defesa Civil de Santa Catarina. Hobus, lembrou ainda que falta uma parcela para o pagamento final do radar, o que deve ocorrer após confirmado o funcionamento integral.

De acordo com o Secretário outros estados que utilizam radares meteorológicos também tiveram problemas semelhantes ao detectado em Santa Catarina. “Lamentamos o não funcionamento do radar, haja vista que os modelos meteorológicos apontam a chegada de grande acumulo de chuva para algumas regiões nos próximos dias,”garantiu.

Mesmo assim, a Defesa Civil monitora todas as previsões e continua emitindo avisos/alertas em situações adversas, com o auxilio de outras ferramentas e produtos. Uma delas é o sistema de imagens gerado pelo SIMEPAR, que também possui radares em território paranaense.

Hobus finalizou reafirmando que Santa Catarina não possuía nenhum sistema preventivo e que o radar meteorológico de Lontras faz parte de um sistema em fase de implantação no Estado.