Em reunião com a presidente Dilma Rousseff, governador garante verba de R$ 40 milhões

No último compromisso da viagem a Brasília, nesta quarta-feira (26), o governador Raimundo Colombo se encontrou com a presidente Dilma Roussef. O encontro foi mediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, e pela ministra da Pesca, Ideli Salvatti. A visita garantiu a Santa Catarina um aporte de R$ 40 milhões para atendimento emergencial aos municípios atingidos pelas chuvas do último final de semana.

Do valor, R$ 30 milhões serão liberados por meio do Ministério da Integração Nacional e o restante pelo Ministério dos Transportes. Em contrapartida, o Estado vai destinar R$ 20 milhões para a recuperação de municípios atingidos. “Agora a Defesa Civil vai buscar tecnicamente como investir esses valores e sanar o mais rápido os problemas causados pela enxurrada”, afirmou o governador.

O encontro, que durou pouco mais de 5 minutos, foi realizado após o governador Raimundo Colombo e a comitiva catarinense se encontrarem com Palocci. Na reunião, o ministro-chefe da Casa Civil recebeu informações sobre os números da enxurrada que afetaram mais de 900 mil pessoas, em 74 municípios. 60 cidades estão em situação de emergência e um – Mirim Doce – decretou estado de calamidade pública.

A viagem a Brasília, organizada pelo secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, terminou por volta das 20h. Colombo deixou a Capital federal satisfeito com a agenda de visitas. “Volto para Santa Catarina otimista com as reuniões que realizamos. Tratamos de ações emergenciais e de assuntos imprescindíveis, como a questão das BRs e do aeroporto de Florianópolis. Volto também agradecido pela atenção da presidente e de todos os ministros neste momento tão especial para Santa Catarina”, concluiu o governador.

Na comitiva catarinense estavam os secretários de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, de Planejamento, Felipe Mello, de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o diretor da Defesa Civil, major Márcio Alves, e o futuro secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen. O encontro com o Palocci também foi acompanhado pelo deputado federal Edinho Bez e pelo prefeito de Joinville, Carlito Merss.

Informações adicionais: jornalista Cláudia De Conto, telefone (48) 3221-3112 e 9161-6455, e-mail cdeconto@gmail.com.

Secretaria de Estado de Comunicação