Entrega de casas modulares chega a 117 unidades

IMG-20141031-WA0018

Foto: Divulgação SDC/SC.

Casas modulares são montadas e entregues nessa semana, em Caçador, Ilhota, onde as famílias tiveram acesso as chaves e Santo Amaro da Imperatriz, que teve as casas concluídas e a entrega feita ao município.

O Projeto das Casas Modulares, em Santa Catarina, desenvolvido pela Defesa Civil do Estado ultrapassou a marca das 100 unidades entregues. A Diretoria de Prevenção da SDC/SC, contabiliza 117 casas modulares que tiveram as chaves entregues a população. Praticamente todos os dias alguém começa uma vida nova. O volume se aproxima de 40% do  volume total a ser entregue.

Nesse primeiro lote que foi lançado em 2014 pela Defesa Civil do Estado tem como meta entregar 290 unidades habitacionais. Os Termos de Compromisso foram firmados entre SDC e prefeituras.

O Projeto Kit Casa Modular teve início em 2013, com a assinatura dos primeiros Termos de Compromisso. Em abril de 2014, a primeira foi entregue, na Vila Aparecida, Florianópolis. Depois outras cidades passaram a receber as equipes de montagem.

Ao todo, nessa primeira etapa, 29 cidades de Santa Catarina estão inclusas no programa. O volume de casas varia de município para município. Entre os critérios estão necessidade e a política de seleção da prefeitura.

Municípios beneficiados.

Pouso Redondo, Florianópolis, Otacílio Costa, Araranguá, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Jaraguá do Sul, Turv, Lontras, Marema, Meleiro, Santo Amaro da Imperatriz, Schroeder, Três Barras, Agrolândia, Caçador, Celso Ramos, Ituporanga, Siderópolis, Guabiruba, Lages, Canoinhas, Bom Retiro, Canelinha, Ibirama, São Francisco do Sul e Videira.

Os beneficiados:

Para ter acesso ao Projeto da Defesa Civil de Santa Catarina, a família deve estar em situação de risco, ou seja, ter deixado a casa onde vivia por conta de interdição da defesa civil local, depender de aluguel social e ou ter perdido a casa durante evento climático severo. Um exemplo para compreensão é a catástrofe natural que atingiu Santa Catarina em 2008, em especial, o Vale do Itajaí.

No entanto há de se ressaltar que o Projeto Kit Casa Modular surgiu em 2012 e ganhou força em 2013, com realização do processo licitatório e contratação das empresas que fariam a montagem das casas modulares.

Para que a Defesa Civil destine a casa, a prefeitura tem que cumprir algumas exigências: estar com a infraestrutura, luz, rede de água e esgoto e terraplanagem concluídas. Cabe ao morador manter o zelo do imóvel e a venda, locação, empréstimo ou ceder o bem por cinco anos está restringido. Se houver registro, a família perde o bem. As casas modulares não tem custo as famílias.

Casa modular:

A casa modular é desenvolvida em material de PVC. Possui isolamento térmico e conta com estrutura reforçada e garantia de cinco anos.

A casa modular destinada pela Defesa Civil aos Catarinenses segue os parâmetros de programas habitacionais. São 39 metros quadrados, composto por sala e cozinha, dois quartos, banheiro e uma área de serviço.

A montagem de uma casa como essa é considerada rápida. O prazo para concluir o processo é de cinco dias, possibilitando a entrada no imóvel após esse período.

Investimentos:

O custo para o Estado de cada casa é de R$ 38 mil. Os recursos destinados são provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil – Fundec. O investimento em todo o programa supera os R$ 11 milhões, nas 290 casas modulares que serão entregues.