Entrega de kits de transposição no Oeste de Santa Catarina

JOACABA1

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Nesta semana a Defesa Civil de Santa Catarina realizou a entrega oficial de kits de transposição de obstáculos, no Oeste de Santa Catarina. A visita foi feita pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, acompanhado dos Coordenadores Regionais de São Miguel do Oeste, Daniel Caron, Chapecó, Clair Bazi, de Xanxerê, Luciano Peri, Maravilha, Rogério Golin e de Joaçaba, Adair Flamia.

As vistorias das obras também fora acompanhadas pelos Secretários Regionais de Palmitos, Mário Alceu Peiter e Maravilha, Valci Dal Maso e Joaçaba, Ricardo Euclides Grando. Os prefeitos dos municípios beneficiados pelos kits de transposição também participaram das visitas, juntamente com vereadores e lideranças das comunidades.

Em Maravilha, duas estruturas que já são utilizadas pelo município foram vistoriadas. Uma, na localidade Consoladora e outra, na Linha São Paulo. Para Milton Hobus, os kits de transposição de obstáculos é a consolidação de uma ação eficiente de respostas a desastres. “Não podemos mais ver a economia que movimenta a região Oeste parar a cada chuva. Precisamos de estruturas reforçadas e preparadas mesmo durante uma situação adversa,” ponderou.

A prefeita Rosimar Maldaner comemorou a parceria e agradeceu a iniciativa da Defesa Civil de Santa Catarina. Não foi diferente na comunidade de Araçazinho, em Saudades. Hobus reforçou que cidades do Oeste são referências para o escoamento da produção agrícola e necessitam desse apoio. “Não fazemos nada sozinhos, os municípios constroem as cabeceiras e a Defesa Civil entrega e monta o kit,” lembrou.

SAUDADES

O prefeito Daniel Kothe destacou a importância dessa estrutura para a comunidade. Depois, o Secretário Milton Hobus esteve em Palmitos, onde foi entregue o kit de transposição de obstáculos aos moradores. Na oportunidade, o prefeito, Norberto Paulo Gonzati agradeceu ao Secretário Milton Hobus pelo apoio não só com o kit de transposição, mas em todas as solicitações feitas pelo município.

Foram entregues oficialmente os kits de transposição de obstáculos de Cunha Porã, Saltinho, Bom Jesus do Oeste e Campo Erê. Nesse último, o Secretário recebeu o agradecimento dos prefeitos de Campo Erê, São Bernardino e Anchieta, já que os três municípios são beneficiados com a estrutura.

Já na sexta-feira, 19, foram inaugurados os kits de transposição de obstáculos de Joaçaba que foi montado nesta semana e Lacerdópolis.

Cada kit como esses entregues nesta semana custaram cerca de 50% do custo de uma estrutura convencional, que levaria cerca de seis meses para ficar pronta. O projeto da Defesa Civil fica pronto em cerca de duas horas, após o início da montagem.

A aquisição das peças são feitas através do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec e as cabeceiras erguidas pelas prefeituras, conforme previsto no Termo de Compromisso firmado entre Governo do Estado e municípios.

Kit urbano:

CUNHATAI

Alpem dos kits de transposição de obstáculos que atendem as comunidades rurais e que substituem os pontilhões de madeira, destruídos pelas enxurradas, a Defesa Civil de Santa Catarina deu iníco a um novo processo, montagem de estruturas mais largas para os perímetros urbanos. Cunhataí foi o terceiro município de Santa Catarina a receber uma estrutura como essas, conforme exolicou Milton Hobus. “Uma ponte como essa custa menos da metade de um projeto convencional e mais rápida a liberação,” garantiu.

LACERDOPOLIS