Entrega de medalha de mérito e seminários integram a programação da Semana Estadual de Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) inicia, nesta segunda-feira (7), a divulgação da programação da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, comemorada de 18 a 24 de maio. Entre as ações estão seminários, palestras nas escolas, lançamento de cartilhas educativas e a entrega de medalha de Mérito Colombo Machado Salles. O tema da campanha deste ano é "Município Preparado – Comunidade Protegida". Para o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o principal objetivo é sensibilizar os municípios para a importância de uma defesa civil preparada. “Os homenageados com a medalha deste ano serão, especialmente, seis coordenadores municipais, que desempenham importante trabalho para a proteção das comunidades em Santa Catarina” ressaltou Althoff.

Nos dias 17 e 18 de maio ocorre o Seminário Regional de Defesa Civil da região norte em Jaraguá do Sul, realizado por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Joinville, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). A solenidade de abertura será no dia 17, às 19h. Está prevista a apresentação da peça teatral “Heróis somos todos nós”, preparada pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul e a palestra “Comunicação e Percepção de Risco”, ministrada pela jornalista e diretora de redação da revista Com Ciência Ambiental, Cilene Victor. As inscrições são gratuitas.

No dia 18 de maio, Dia Estadual de Defesa Civil, a Secretaria vai realizar o Dia de Ações de Defesa Civil, com a apresentação de palestras em diversas escolas do Estado, com o tema: “Defesa Civil na escola: crianças preparadas, comunidade protegida”. A ação conta com o apoio das coordenadorias regionais de defesa civil.

Entre os dias 21 e 22, será realizado o 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As inscrições também são gratuitas. Os temas principais são: metodologias e formação de pessoal; experiências municipais na gestão de riscos de desastres; experiências estaduais na gestão de riscos; políticas públicas e monitoramento e alerta.

No dia 21, a Secretaria Estadual entrega 10 medalhas de Mérito Governador Colombo Machado Salles. A solenidade começa às 9h, na abertura do 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa.

Em 23 de maio, será realizado o 1º Seminário Gestão de Risco e Desastres, em parceria com a Unisul. O seminário enfocará temas como Percepção de Risco, Gerenciamento de Resposta e a atuação de diferentes áreas profissionais na Defesa Civil. Inscrições gratuitas.

Para fechar a Semana Estadual, a Secretaria vai lançar mais duas cartilhas educativas com os temas Enchentes e Deslizamentos, da Série Nossa Segurança. Também no dia 24, às 17h, a Secretaria, juntamente com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre desastres (Ceped/Ufsc), entregará uma viatura no município de Capivari de Baixo, para atendimento do projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em acidentes com Produtos Perigosos na BR- 101, trecho sul do Estado. O Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Corpo de Bombeiros também participam do projeto.