Enxurradas causam 12 mortes e nove pessoas seguem desaparecidas

Até o momento a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou 12 mortes provocadas pelas enxurradas que atingiram o Vale do Itajaí durante na madrugada do dia 17. São onze mortes no município de Presidente Getúlio, a cidade mais atingida, e uma em Ibirama. Outras nove pessoas seguem desaparecidas, sendo duas em Rio do Sul e sete em Presidente Getúlio.

O Governo do Estado através de Equipes da Defesa Civil de Santa Catarina, Polícia Militar (PMSC) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) permanecem realizando o apoio as vítimas, retiradas de pessoas de áreas de risco e levantamento de perdas.

>>> Boletim completo aqui

A Operação segue com a supervisão do governador Carlos Moisés e dos chefes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil. O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) será instalado na cidade de Rio do Sul, sob o comando do chefe da Defesa Civil, o coronel Aldo BaptistaNeto.

A última atualização do Relatório de Atividades da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que já foram disponibilizadas 1000 Cestas básicas, 1000 Kits de limpeza, 3000 Kits de higiene pessoal, 1.000 Fardos de água mineral.

Trabalho de apoio em Presidente Getúlio. Divulgação DCSC.

O município de Presidente Getúlio decretou estado de calamidade pública por conta da enxurrada e Rio do Sul situação de emergência.

A Defesa Civil mantém o alerta de risco alto de deslizamentos nos municípios do Alto Vale para os próximos dias, que seguirão com tempo instável. As comportas das barragens de Taió e Ituporanga seguem fechadas.

Equipes do Instituto Médico Legal (IML) se deslocaram de outras regiões para o atendimento das vítimas em Presidente Getúlio. Além do Alto Vale do Itajaí, também houve registro de danos e alagamentos na Grande Florianópolis e no Sul do Estado por conta do temporal.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC