Epagri/Ciram promove evento em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial

Nesta quinta-feira (22), a Epagri/Ciram comemora o dia Meteorológico Mundial, com programação de palestras a partir das 13h30, no auditório da Epagri, em Florianópolis. Estarão reunidos profissionais de meteorologia de todo o Estado, que também vão testemunhar a instalação oficial do Fórum Climático de SC. Qualquer interessado pode participar, sem necessidade de inscrição.

fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

O Dia Meteorológico Mundial acontece em 23 de março. A data marca a fundação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que define o tema que será discutido a cada ano. O tema proposto para 2012 é “O tempo, o clima e a água: motores de nosso futuro”. 

A abertura da cerimônia alusiva ao Dia Meteorológico Mundial da Epagri/Ciram ocorre às 13h30, com a instalação oficial do Fórum Climático de SC. O Fórum é formado por meteorologistas de diversas instituições, atuantes em SC, que mensalmente se reúnem para discutir as condições climáticas do próximo trimestre. “A formalização do Fórum Climático busca reforçar o vínculo da Epagri/Ciram com outras instituições que atuam em meteorologia” explica Edson Silva, Gerente da Epagri/Ciram. 

A programação aberta ao público inclui ainda palestras com meteorologistas da Epagri/Ciram, da UFSC e do IFSC e a reunião climática. Em seguida ocorre mais uma reunião do Fórum Climático de SC, reservada somente aos meteorologistas, quando será discutida a previsão do clima para abril, maio e junho. 

Programação (sujeita a alterações):   

13h30h às 14h – abertura com instalação oficial do Fórum Climático de SC; 

14h às 14h30 – Projeto CTInfra (unidade móvel) com o Professor do IFSC Yoshiaki Sakagami;  

14h30 às 15h00 – Ciclone Extratopical (resultados parciais) com a Mestre em Meteorologia da Epagri/Ciram Veniza Teixeira;

15h às 15h30 – Coffe break;

15h30 às 16h –  Reinaldo Haas – Graduação em Meteorologia UFSC (perspectiva inicial da 1° turma);  

16h às 16h30 – Palestra do Professor do IFSC, Mário Quadro (tema a ser definido);

16h30 às 17h30 – Reunião climática 
Camila Cardoso, Msc Meteorologista da Fundagro, com o monitoramento; Professor Mário Quadro, do IFSC, com a previsão climática.

17h30 – Discussão do Fórum Climático de SC – participação restrita aos estudiosos em meteorologia.

O que: Comemoração do Dia Meteorológico Mundial
Quando: 22 de março, quinta-feira, a partir das 13h30
Local: Auditório da Epagri
Informações: Gisele Dias giseledias@epagri.sc.gov.br / (48) 3239-8160 / 9989-2992.