Equipamentos do Radar Meteorológico Oeste chegam em Chapecó

IMG 1621

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

As 20 toneladas de equipamentos para instalação do Radar Meteorológico Oeste, chegaram em Chapecó nesta sexta-feira (28). A equipe responsável pela instalação iniciou a montagem das peças, são técnicos do Brasil, Alemanha e Irã.

O investimento do governo do Estado é de  R$ 2,3 milhões na estrutura da obra e R$ 10 milhões nos equipamentos.  O radar, instalado no Loteamento Desbravador em Chapecó, irá garantir a cobertura de 42% do território catarinense para alerta de eventos climáticos. Tem um  raio de cobertura de 200 quilômetros, com isso irá cobrir 138 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Somado ao radar do Vale (Lontras) e do Sul, todo o Estado estará coberto.

A chegada dos equipamentos foi acompanhada pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, no início da manhã desta sexta. “O equipamento serve para que você consiga junto com os planos de contigência, os protocolos de linha crítica, emitir os alertas à população e definir a forma de atendimento ou de gerenciamento de crise que possa estar abatendo o Estado”, afirma o secretário.

IMG 1613

A execução da torre e instalação dos equipamentos surpreende pela agilidade. “A obra entra na reta final, em cinco semanas a instalação dos equipamentos deve ser concluída. Depois inicia a  fase de testes e operação assistida. Tudo isso em seis meses, o que demonstra a preocupação do governo em entregar o mais rápido possível esta obra ”, comenta o secretário Moratelli.

IMG 1609

O equipamento veio da Alemanha, chegou no Brasil no início de março e ficou no Porto de Itajaí aguardando a liberação alfandegária. É composto pelo radome – proteção da antena que capta as imagens e por computadores que irão processar e fazer a leitura das informações para emitir os alertas no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cigerd) de Florianópolis.

chegada dos equipamentos em Chapecó 3

Foto: Andréia C.Oliveira/Assessoria ADR

A obra

A construção do prédio de cinco andares onde funcionará o radar iniciou em novembro do ano passado, está em fase de acabamentos, que irão ocorrer simultaneamente a instalação dos equipamentos. O base do heliponto também foi executada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Edegar Giordani esta é mais uma importante e aguardada obra do Governo do Estado. “O radar meteorológico vem para beneficiar toda a população, que irá conseguir receber alerta de tempestades e vendavais com confiabilidade”, afirma.