Equipe técnica define áreas para centros Regionais no Sul de SC

5b040218-1881-4860-b832-9dd32c7cbba9

As vistorias das áreas de instalação dos Centros Regionais de Defesa Civil em Santa Catarina estão avançando. Nesta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli acompanhado pela equipe técnica, está no Sul do Estado. Pela manhã, a equipe visitou as áreas indicadas em Araranguá. À tarde, a avaliação foi feita em Criciúma. Amanhã, (15), os profissionais se deslocam para Tubarão, onde vistoriam local indicado.

Segundo Moratelli, das três áreas visitadas em Araranguá, duas despertaram interesse da Defesa Civil. “No município de Araranguá vimos várias áreas. Uma área em especial que chamou muito a nossa atenção foi à área do IFSC. Também uma área do Estado que é a do Deinfra. Então aguardamos os contatos do nosso coordenador com a equipe do IFSC e com a equipe do Deinfra para que a gente possa viabilizar uma das duas áreas na ordem de prioridade, até pela questão da localização”.

Conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a intenção da Defesa Civil é instalar 20 Centros Regionais de Operação Treinamento e Sala de Situação até 2017. “Eles serão um braço do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd”, diz. Os centros fazem parte de um novo sistema de proteção e defesa civil que está sendo implantado em Santa Catarina.

O centro regional também vai operar na gestão da crise. Segundo o secretário, os envolvidos no episódio, poderão se reunir para tomar medidas emergenciais. Além disso, o centro estará interligado com o Cigerd para repassar informações via videoconferência. Até agora, dez municípios já foram visitados.