Equipes da Celesc trabalham no restabelecimento de energia elétrica em municípios do Oeste

IMG-20150421-WA0024

Os prejuízos causados pelos ventos que atingiram o Oeste do Estado na tarde desta segunda-feira provocaram sua primeira grande ocorrência no sistema elétrico às 15h07min, quando a Celesc registrou o impacto no sistema de alta tensão que abastece a região. Isso provocou o desligamento da linha de transmissão que parte da subestação Xanxerê e abastece as macrorregiões de Chapecó e Concórdia.

A subestação Xanxerê é uma unidade interligadora (recebe energia do sistema Eletrosul) e rebaixadora (reduz o nível de tensão, distribuindo para outras subestações interligadas. Foram registradas quedas ou inclinações de estruturas (torres metálicas ou de concreto) em quatro subestações, afetando 158.548 unidades consumidoras.

Regional

UCs Atingidas

Total – UCs

Atingidas – % – T. Real

Chapecó

60,47%

Concordia

94,23%

Região Oeste

47,21%

Equipes de emergência, construção e manutenção estão trabalhando ininterruptamente para reestabelecer o sistema o mais breve possível. Em auxilio às equipes de Chapecó e Concórdia, foram mobilizados profissionais de Joaçaba, Blumenau, Lages e Florianópolis.

Eles trabalham ininterruptamente desde o início das ocorrências na tentativa de recuperar o que for possível no menor tempo. Por volta da meia-noite, a partir de manobras realizadas pelo Centro de Operação do Sistema, foi possível restabelecer a energia elétrica para o atendimento de cargas prioritárias, como o Hospital Regional, o Hospital Uniclínicas e o Hemosc. Por conta desses serviços, o número de unidades consumidoras sem luz caiu para cerca de 120 mil.

Durante a madrugada, os trabalhos em campo foram prejudicados pelo mau tempo na região, marcado por fortes chuvas e serração. No momento, as equipes trabalham em duas frentes: a primeira tentando restabelecer o atendimento por meio de manobras operacionais do sistema elétrico e com obras de recuperação. A segunda frente de trabalho percorre toda a extensão das linhas de transmissão e alimentadores existentes na região para localizar os defeitos e avaliar estratégia de reconstrução.

Para acompanhar a situação do abastecimento em tempo real, acesse www.celesc.com.br, no sistema Em Tempo Real.

Informações adicionais para a imprensa
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail:   comunica@celesc.com.br