Especialista da ONU abre hoje (11) o Seminário de Gestão de Riscos e Desastres

Brasília – O economista sênior do Fundo Global para Redução de Desastres e Recuperação do Banco Mundial, Apurva Sangui, fará, hoje (11/04), a conferência magna de abertura do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, às 20h, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Fonte: Secretaria Nacional de Defesa Civil (www.defesacivil.gov.br)

O seminário, promovido pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Banco Mundial, prosseguirá até quarta-feira (13/04), com palestras de mais oito especialistas internacionais, mesas redondas e oficinas simultâneas com participação de gestores estaduais de defesa civil, professores universitários e membros da sociedade civil (programação).

O objetivo é consolidar uma agenda brasileira sobre gestão de riscos e desastres, discutindo as ocorrências recentes de catástrofes naturais no Brasil e no mundo, e as boas práticas de prevenção e resposta.

Serão abordados temas como gerenciamento de desastres; mobilização social na implementação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil; planejamento urbano para prevenção de desastres; desafios da ação coordenada: instalação de centros de monitoramento ambiental; prevenção e mitigação dos efeitos da seca; experiência de prevenção e combate incêndios florestais, entre outros.

O presidente da República, em exercício, Michel Temer e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participarão da solenidade de abertura do Seminário.