Especialistas em desastres naturais vistoriam bairros de Jaraguá do Sul

A Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou nesta terça-feira (30) dois técnicos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da UFSC, para identificar as causas dos tremores de terra ocorridos em algumas localidades de Jaraguá do Sul nos últimos dias.

O geólogo Joel Pellerin e o consultor técnico José Henrique Vilela se reuniram nesta manhã com a prefeita Cecília Konell e com membros da Defesa Civil do município para tomarem conhecimento dos levantamentos já realizados pelos técnicos locais. Durante à tarde, os especialistas do Ceped fizeram inspeções terrestres e aéreas em vários bairros de Jaraguá do Sul.

Para Pellerin, pelas primeiras informações obtidas “acredita-se que ocorreu aqui algo semelhante ao acontecimento da região do Morro do Baú, em Ilhota, onde houve acomodação da terra em função de um período longo de chuvas”. Segundo ele, esse fenômeno pode ter sido potencializado pelo volume intenso de água registrado em Jaraguá do Sul desde novembro de 2008.

De acordo com o diretor de Reconstrução e técnico da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Ronis Roberto Bosse, que acompanhou a visita dos especialistas do Ceped ao município, as avaliações servirão para “identificar as verdadeiras razões dos tremores e para averiguar a existência ou não de trincas e fendas no solo”. As inspeções aéreas tiveram apoio da Polícia Civil, que disponibilizou três agentes e o helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer).

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura de Jaraguá do Sul