Está disponível licitação para barragens do Alto Vale

Logo

Foi publicado hoje, 06, o edital de licitação para as empresas que deram concorrer no certame das barragens de Mirim Doce e Petrolândia. O documento foi emitido na terça-feira, 5, e já encaminhado para publicação no Diário Oficial. A intenção é que até o mês de agosto seja divulgada a empresa vencedora. No entanto, em caso de recurso serão mais 30 dias. Depois de finalizado o processo, a licitação deve ser homologada. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, todo o processo licitatório demora em torno de 60 dias até ser dada a ordem de serviço, contando a data de publicação. Ainda, segundo ele, antes de iniciar as obras é feito um plano básico de segurança.

A estimativa em valores para construção da barragem sobre o Rio Taió é de R$ 38.209.799,93. O prazo para execução é de 720 dias. Já no Rio Perimbó, Petrolândia, a estimativa que será investido é R$30.528.24,60. A empresa vencedora da licitação terá 570 dias para terminar a estrutura. Os recursos são por meio do Ministério da Integração Nacional. As obras fazem parte do planejamento estrutural do estado de santa Catarina para o enfrentamento e mitigação de desastres naturais 2015/2018. 

A barragem sobre o Rio Perimbó, em Petrolândia, vai reter 3,54 milhões de metros cúbicos de água. Já em Mirim Doce, Rio Taió, serão 12,63 milhões de metros cúbicos de água armazenados. Com isso, as cheias que ocorrem nos municípios poderão ser minimizadas com as estruturas. A Defesa Civil de Santa Catarina tem atuado em obras de prevenção desde 2011.