Estado paga indenizações para produtores rurais atingidos por catástrofes

Os produtores rurais de Guaraciaba, Anchieta e São José do Cedro serão indenizados pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) pelos animais mortos na catástrofe ambiental de 2009. A entrega das ordens de pagamento será feita pelo secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, na próxima quinta-feira (10), às 15h, no Salão Comunitário da Linha Gataparema, em Guaraciaba. Cerca de 130 produtores rurais receberão do Governo R$ 300 mil sobre bovinos, suínos e aves mortos.

Fonte: Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste

Na segunda-feira (7), foi realizada uma reunião para explicar o pagamento das indenizações com lideranças dos municípios e produtores rurais que serão beneficiados. Estiveram presentes o secretário da Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, e o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agricultura, Renato Romancini. Serão pagos R$ 185 mil de indenização sobre os 260 bovinos mortos, R$ 100 mil equivalentes a 1.278 suínos, e R$ 15 mil sobre 44.226 aves.

Somente em bovinos, para os produtores de Guaraciaba, será pago R$ 153 mil. O município de Anchieta receberá R$ 18 mil, e São José do Cedro, R$ 13 mil. “Após a luta de lideranças estaduais e regionais, os produtores serão indenizados e receberão até mesmo o valor sobre animais integrados, o que antes não estava sendo aprovado no decreto”, declara o secretário regional.

Fundesa
O Fundesa foi instituído em 2008 na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Os recursos do Fundo são utilizados nas ações referentes à indenização pelo abate e sacrifício sanitários de animais suspeitos ou atingidos por febre aftosa e outras doenças infecto-contagiosas. Além de suplementar ações relativas à vigilância em saúde animal e educação sanitária, o Fundesa também é utilizado para indenizar animais de produção, mortos por afogamento ou soterramento, em decorrência de catástrofes ambientais nos municípios declarados em estado de calamidade pública ou situação de emergência.